Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
REAF
Movimentos sociais debatem prioridade para o Mercosul
WhatsApp

25 de Março de 2011

TEMAS RELACIONADOS:
reaf

Representantes de movimentos sociais, entre eles a Contag, de universidades e do Governo Federal se reuniram nesta sexta-feira (25/3), No Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em Brasília, para a 28ª Seção Nacional Brasileira da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar no Mercosul (Reaf).

O chefe da Assessoria Internacional e de Promoção Comercial do MDA e coordenador interno da Reaf Brasil, Guilherme Brady, abriu as discussões traçando um panorama das ações do governo federal desde 2002, com objetivo de concentrar esforços para a área social com foco na agricultura familiar no cenário nacional e internacional. Parte das políticas, inclusive, vem servindo de modelo para a agenda de cooperação com países fora do bloco econômico do Mercosul, como os países africanos. “Nosso trabalho se baseia em ações que garantam a segurança alimentar nesses países, no programa de aquisição pública de produtos e o fortalecimento dos programas governamentais que já existem modo a colaborar para o aumento da produtividade”, disse.

A educação como fator preponderante para a garantia de conhecimento e a maior inserção na sociedade também foi um dos temas levantados pelos presentes. O chefe de gabinete da reitoria da Universidade da Integração Latino America (Unila), professor Renato Martins aproveitou a oportunidade para enfatizar que “a Reaf tem um pioneirismo na participação social e diálogo, sendo um binômio importante ara os objetivos da universidade”.

Ele apresentou a Unila como uma entidade diferenciada por trabalhar com público da faixa de fronteira entre países da América do Sul e que prioriza temas relacionados à realidade daquelas regiões. “Estamos, por exemplo, desenvolvendo um curso de graduação chamado Desenvolvimento Rural, Soberania e Segurança Alimentar para atender às demandas específicas da agricultura familiar”, disse.

O professor completou que a idéia é formar um conselho regional Universidade-Sociedade para maior integração dos países de tríplice fronteira, com políticas específicas. Outra proposta é a organização de painéis com conferências e ciclos de debates entre especialistas e organizações sociais engajadas no bloco.

“A Unila não tem um modelo pré-formatado de funcionamento. Precisa, inclusive, desse retorno da sociedade e dos movimentos para traçar parâmetros que atendam as reais necessidades do Mercosul”, complementou.

As iniciativas foram bem recebidas pelos representantes das entidades da sociedade civil. A vice-presidente e secretária de Relações Internacionais da Contag, Alessandra Lunas, disse que a explanação do docente foi extremamente satisfatória e oportuna e sugeriu a participação dele na XV REAF, que ocorrerá entre 30 de maio a 3 de junho, no Paraguai.

“Temos muitas demandas, principalmente dos jovens, a respeito de uma educação mais consistente, voltada para as nossas preocupações como, por exemplo, a conquista de espaços no comércio exterior. E essa possibilidade de interagir com a Unila contribui para a concretização dos nosso pleitos”, avalia a sindicalista, que também é presidenta da Confederação de Organizações de Produtores Familiares do Mercosul Ampliado (Coprofam).

“A educação o meio rural ainda não é prioridade entre os gestores, mas aos poucos vamos avançando. Um exemplo é o curso de Direito da Universidade Federal de Goiás para assentados da Reforma Agrária e Agricultores em que os alunos, antes de se formarem, já conseguem ajudar nas causas dos trabalhadores (as) rurais”, afirma o coordenador regional da Contag no Centro-Oeste, Elias D’Ângelo, que elogiou a iniciativa da Unila.

O grupo também lembrou da candidatura do Brasil ao cargo da diretoria da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), com a indicação de José Graziano, e aproveitou para parabenizar Alessandra Lunas

representação no conselho de segurança alimentar da FAO pela subregião do Cone Sul. Essa representação foi conquistada após um longo processo de consulta e também de pressão por parte da sociedade civil junto ao Conselho Mundial de Segurança Alimentar (CSA).

Oportunidades - A 28ª Seção Nacional Brasileira da Reaf é o espaço coletivo de formulação de posições e definição das estratégias de atuação do Brasil para o fortalecimento de políticas públicas para a agricultura familiar no Mercosul.

Crédito das fotos: Luiz Henrique Parahyba FONTE: Agência Contag de Notícias – Danielle Santos



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico