Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MOVIMENTOS SOCIAIS COBRAM IMPLE
Movimentos sociais cobram implementação de diretrizes da FAO
WhatsApp

15 de Abril de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
movimentos sociais cobram imple

A avaliação é das organizações camponesas e indígenas que participaram, de 10 a 13 de abril, da Conferência Especial para a Soberania Alimentar, os Direitos e a Vida, evento que antecedeu a 30ª Conferência Regional da FAO para a América Latina e o Caribe, que ocorre até o próximo dia 18 na capital federal.

Segundo os movimentos sociais, os avanços contidos na declaração da Conferência Internacional sobre Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural (CIRADR), ocorrida em março de 2006 em Porto Alegre, estão longe de serem implementados. Conceitos como o direito à alimentação e ao acesso à terra enquanto direitos humanos, além do reconhecimento do conceito de território como direito das populações tradicionais, ainda sofrem rejeições dos Estados por colocarem em cheque o conceito de direito de propriedade e da chamada "reforma agrária de mercado" (mecanismos de facilitação de compra de terra no lugar de políticas de desapropriação).

Logo após o termino da CIRADR, União Européia e Estados Unidos tentaram reverter a posição da FAO favorável à retomada do debate a reforma agrária enquanto política de combate à fome e à pobreza, recolocando na pauta a estratégia de mercado - compra e venda - para distribuição da terra. Ainda em 2006, a União Européia promoveu um debate sobre o tema, que só não levou ao retrocesso no interior da FAO graças às pressões das organizações sociais camponesas, em especial as africanas, afirmou Rafael Alegria, coordenador da campanha internacional pela reforma agrária da Via Campesina.

Na América Latina e no Caribe, o aumento do preço dos itens da cesta básica acabou concedendo certa visibilidade ao campesinato enquanto produtor de alimentos nos últimos anos, mas, segundo Fernando Soto, chefe da Subdireção de Assistência para as Políticas da FAO, apesar de ter crescido enquanto região pela primeira vez em 40 anos, a América Latina ainda tem 190 milhões de pessoas na pobreza extrema, principalmente entre as populações rurais e indígenas - dados da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) apontam que dos 36,1 milhões de indigentes da região, pouco mais de 50% vivem no campo.

A concentração de terras na América Latina ainda é a maior do mundo, e sua posição no Coeficiente GINI - que mede a concentração de renda para ilustrar o histórico de desigualdades - é superior a 6, sendo 10 equivalente à concentração absoluta.

Segundo Soto, a revolução tecnológica no campo, como a mecanização da agricultura e a biotecnologia, fez crescer a concentração de terras, a exemplo da Argentina, que, nos últimos anos, perdeu cerca de 400 mil unidades produtivas. Este dado corrobora a avaliação dos movimentos sociais sobre os impactos da crescente hegemonia do capital multinacional na organização territorial rural da América Latina, que tem substituído o antigo latifúndio improdutivo pelas modernas monoculturas intensivas.

Também faz parte deste quadro o recente fenômeno da "estrangerização" das terras (compra por empreendimentos estrangeiros) em vários países da região, como Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia.

O representante da FAO reconheceu que as diretrizes do órgão não tem poder vinculante e não obrigam os governos a adotá-las, mas afirmou que o órgão tem tentado reforçar a implementação da agenda acordadas na CIRADR - implementação de políticas públicas para tornar o acesso à terra mais eqüitativo - em uma série de eventos nos últimos dois anos. Mas reconhece também que a maior parte dos avanços se devem à pressão das organizações da sociedade civil.

De acordo com Soto, a FAO deve iniciar um novo projeto de aproximação com os movimentos sociais, que inclui intercâmbios de experiência e capacitação, divulgação dos resultados da CIRADR e a criação de espaços de diálogo com os governos para impulsionar a reforma agrária e o desenvolvimento rural.

Apesar desta aproximação, os movimentos ainda mantém uma postura de descrença em relação à efetividade da FAO nas negociações com os Estados. Segundo o representante do MST, Egídio Brunetto, até mesmo os governos progressistas, como o brasileiro, não têm encaminhado as diretrizes acordadas na CIRADR, optando prioritariamente por políticas de compensação social, "Fome Zero no lugar da distribuição das terras".

O representante da FAO reconheceu que o órgão é deficiente, mas defendeu que, apesar da subordinação do órgão às decisões políticas dos Estados-membro, ele tem a capacidade de fazer as denuncias necessárias e intermediar o diálogo entre sociedade civil e governos. É o que será colocado à prova nesta semana, quando os resultados do evento da sociedade civil serão apresentados à conferência dos governos. FONTE: Agência Carta Maior



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico