Foi realizado no ultimo dia 03, na Praça Principal do Centro Artesanal do município de Simplício Mendes, no Piauí, a 1ª Feira de Agroecologia da região. A feira foi realizada graças à parceria entre Contag, Federação de Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do estado do Piauí (Fetag-PI), Fundação Lindolfo Silva, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Simplício Mendes e o Programa de Agroecologia Familiar (PROAF).
Um dos objetivos da feira foi divulgar a importância do consumo de produtos sem agrotóxicos, mais saudáveis e nutritivos, e incentivar a produção orgânica. O Presidente da Fetag-PI Evandro Luz, disse que essa feira propiciou uma ampla discussão sobre os alimentos saudáveis, sobre a renda dos agricultores que estão envolvidos e sobre a exposição dos produtos. Foram expostos artesanatos, produtos orgânicos, doces caseiros e derivados de leite produzidos por agricultores familiares de assentamentos e pequenas comunidades.
O objetivo geral deste Programa é melhorar a vantagem competitiva das unidades familiares de produção, com o enfoque no desenvolvimento territorial sustentável e ênfase na agroecologia. O Proaf incrementa novas oportunidades de negócios para os agricultores e agricultoras familiares, mediante o apoio técnico para melhorar a produtividade, a qualidade da produção e a eficiência na inserção aos mercados, especialmente, ao mercado justo e solidário. É considerado inovador porque busca conquistar os mercados com produtos diferenciados pela qualidade e por serem obtidos com tecnologias ambientalmente adequadas e socialmente responsáveis. No Piauí o programa tem sede no município de Simplícimo Mendes e atua em outros dez.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Fetag-PI