Representantes da secretaria de Assalariados e Assalariadas Rurais da Contag e de Fetags de vários estados se reuniram na última sexta-feira (30), em Brasília, para finalizar uma proposta que regulamente a expansão do setor sucroalcooleiro.
O documento que será entregue ao governo federal tem como propósito definir estratégias políticas em relação aos impactos no trabalho e na vida dos trabalhadores(as) assalariados(as) rurais no processo de crescimento do setor sucroalcooleiro.
O texto traz uma série de exigências ao governo e ao setor como a construção de políticas públicas que assegurem a elevação da escolaridade, a qualificação e reinserção profissional dos trabalhadores desempregados em virtude da mecanização; a realização do zoneamento agroecológico para a produção de cana-de-açúcar; a definição de prazos para que o setor obtenha a certificação social e ambiental, entre outros.
"A expansão vem trazendo a precarização nas relações de trabalho e, consequentemente, tem dificultado a melhoria na qualidade de vida e da renda", afirma o secretário de Assalariados e Assalariadas Rurais da Confederação, Antônio Lucas.
Na próxima sexta-feira, 6 de junho, os dirigentes da Contag e representantes da Fetags se reúnem com o governo para apresentar o documento final sobre o assunto. FONTE: Danielle Santos