Na próxima sexta-feira, 9 de novembro, o movimento por uma central classista e democrática - provisoriamente batizada de Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) - realiza no auditório do Sindicato dos Bancários da Bahia, às 9h, um encontro estadual para definir a participação no congresso nacional de fundação da nova central classista, que acontecerá de 12 a 14 de dezembro, em Belo Horizonte (MG). Está prevista a participação de mais de 1.300 trabalhadores, que serão eleitos delegados nas plenárias a serem realizadas nos estados. Da Bahia serão 300 participantes. O encontro acontece em Salvador.
Os sindicatos pertencentes à Corrente Sindical Classista (CSC) aprovaram a saída da CUT durante o 7º Encontro Nacional da CSC, realizado entre os dias 28 e 30 de setembro, em Salvador. Recentemente, em plenária, a Contag, (Confederação dos Trabalhadores na Agricultura) - entidade que representa 27 federações, com quatro mil sindicatos rurais e 20 milhões de trabalhadores do campo - aprovou que, caso a CUT continue estimulando a divisão no movimento sindical dos trabalhadores rurais, poderá se desfiliar da CUT em seu próximo congresso, em 2009.
Segundo a CSC, em todo Brasil, estão previstas centenas de assembléias que discutirão o desligamento da CUT. A depender do resultado, a CUT poderá definitivamente ser coordenada por uma única corrente política, a Articulação Sindical, ligada ao PT.
Para o movimento pró-CTB, essas mudanças se devem a uma postura bastante questionada no interior da CUT, que se relaciona à tendência hegemonista da corrente majoritária Articulação Sindical, voltada para um tipo de sindicalismo de resultado e de colaboração de classe. Um comportamento que levou ao afastamento de dezenas de correntes que outrora somavam forças dentro da CUT, afirmam os sindicalistas do movimento.
Segundo um dos coordenadores da nova central na Bahia, Adilson Araújo, "as mudanças são sinal de que uma nova conformação está se configurando no movimento sindical do país. Para o sindicalismo classista, os trabalhadores têm oportunidade de construir um novo rumo, onde os sindicatos intensifiquem suas lutas por direitos e conquistas sociais sem perder de vista a importância de sua autonomia perante patrões e governo".
As inscrições vão até o dia 5 de dezembro, através do site www.centralclassista.org.br. As indicações dos delegados das federações e confederações foram deliberadas pela Comissão Organizadora Nacional, sendo cinco delegados para confederações e federações nacionais e três delegados para as federações estaduais.
Fonte: CSC-BA FONTE: Vermelho.org