Morreu hoje no Hospital do IPSEP, em Recife, vítima de parada cardíaca, o ex-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do estado de Pernambuco (Fetape) Januário Moreira da Silva. Ele comandou a federação, em 1998, quando Manoel dos Santos deixou o posto e foi eleito presidente da Contag. Nos últimos meses, ele atuava no Sindicato de Petrolândia, interior do estado. O corpo será sepultado nesse município às 20 horas.
Amanhã (11) faz um mês que Januário deixou o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Petrolândia para ir a Recife se consultar. Diabético, ele reclamava de dores nas costas. Ficou internado, em observação, até que os médicos descobrissem a causa das dores, quando sofreu a parada cardíaca hoje cedo.
Januário Moreira da Silva participou ativamente das ações de paralisação da obra da Barragem Itaparica, ainda em 1986. "Foi nessa época que ele entrou no movimento e desde então se doava de corpo e alma pela causa dos trabalhadores e trabalhadoras rurais", explicou Maria Elita Ramalho, amiga e membro da Secretaria de Finanças do sindicato de Petrolândia. Era membro da diretoria da CUT e recentemente integrava o Movimento de Atingidos por Barragens (MAB).
"Hoje perdemos o nosso companheiro Januário, um homem forte e trabalhador que ainda era jovem (57 anos). Sua vida foi e vai continuar sendo, um exemplo de luta e coragem. Ele fica na nossa memória", disse o presidente da Contag, Manoel dos Santos, que está em Recife para o sepultamento do colega.
Maiores Informações:
Sindicato de Trabalhadores Rurais de Petrolândia (Everaldo ou Osvaldo) ? (87) 38511709
Aristides Santos (Presidente da FETAPE) ? 96012920
Fonte: Emmanuelle NunesAgência Contag de Notícias