O Curso Regional de Formação de Jovens Rurais da Reunião Especializada da Agricultura Familiar (Reaf) do Mercosul será encerrado hoje (29), na Província de Lujan, a 70 quilômetros de Buenos Aires, Argentina. Desde o dia 25, jovens de entidades que representam a juventude rural do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai participam do primeiro módulo do curso. A delegação brasileira é composta por nove jovens, sendo três da Contag.
Nesse primeiro módulo, os jovens discutiram a trajetória do desenvolvimento rural no continente americano e o papel da juventude nesse processo. Na programação de hoje, os participantes trocaram experiências sobre a formação de jovens dirigentes rurais, analisaram práticas de construção de poder, seus modos de acumulação e contribuição para a transformação dos territórios rurais.
O curso terá duração de seis meses e é dividido em quatro módulos, com 160 horas diferenciais, divididas em 40 horas cada módulo. Além da Argentina, o Brasil também receberá o curso.
Representam a Contag na atividade os coordenadores de Jovens das Federações dos Trabalhadores na Agricultura do Maranhão (Fetaema), Ângela Silva e do Paraná (Fetaep), Marcos Brambilla, além do vice-presidente da Federação de Trabalhadores na Agricultura do Tocantins (Fetaet), William Clementino. Eles tiveram intensa participação na socialização e troca de experiências sobre a organização e a realidade da juventude rural do MSTTR. FONTE: Ciléia Pontes