Cerca de 3 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais vão ocupar o Centro Administrativo da Bahia na próxima sexta-feira (25), a partir das 9h, como parte da programação do Grito da Terra Bahia 2008. A mobilização está sendo organizada pela Fetag/BA em parceria com mais de 400 sindicatos do estado. A coordenação do evento já confirmou a chegada de 60 veículos, entre ônibus, microônibus e vans dos 26 territórios de identidade.
Na oportunidade também será comemorado o Dia do Trabalhador Rural, 25 de julho, principal data de manifestação e luta da categoria. Os trabalhadores serão recebidos por autoridades do governo do Estado. Reforma agrária, saúde, educação, moradia, segurança, infra-estrutura, acesso à água, assistência técnica e crédito rural são alguns dos pontos abrangidos pela pauta de reivindicações.
Os trabalhadores querem chamar atenção ainda para a importância do fortalecimento da agricultura familiar no combate à escassez de alimentos que vem gerando a temida crise alimentar. De acordo com o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, a falta de alimentos pode levar à fome 100 milhões de pessoas. Entendemos que com o atendimento desse pleito, viabilizando a melhoria da produção, da industrialização e da comercialização, a agricultura familiar pode ser a saída para a sobrevivência das gerações atuais e futuras.
Programação:
05h-7h - Chegada dos trabalhadores e trabalhadoras rurais e concentração no Parque de Exposições.
7h - Café da manhã.
8h - Saída das caravanas para o Centro Administrativo da Bahia - CAB.
9h - Abertura do Grito da Terra Bahia, em frente à Assembléia Legislativa, com a diretoria da Fetag/BA e autoridades convidadas.
9h45 - Passeata pelos principais órgãos dos governos Federal e Estadual (SEAGRI; INCRA; SECOMP; CERB; SEC; SEDUR e SEMA).
12h-13h30 - Almoço (CAB)
14h30 - Concentração na Governadoria.
18h - Encerramento e retorno das caravanas.
Telefones para contato:
(71) 3319-5332/3319-5300 - Fetag/BA(71) 8194-0295 (Andréa Castro - Assessora de Imprensa)(71) 8181-2105 (José Antônio da Silva - Presidente da Fetag/BA) FONTE: Assessoria de Comunicação da Fetag/BA