14/03/2008 - 10h16 - Atualizado em 14/03/2008 - 10h56
A elevação do porcentual não exigirá alteração nos motores dos veículos.
Mudança reduz importação de diesel de petróleo e diminui emissões de gases.
O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) decidiu aumentar de 2% para 3% o porcentual obrigatório de mistura de biodiesel ao óleo diesel. O aumento entrará em vigor a partir de 1º de julho.
Segundo o Ministério de Minas e Energia, a adição de 3% de biodiesel ao diesel não exigirá alteração nos motores.
Os veículos que passarem a utilizar o biodiesel misturado nesta proporção têm garantia de fábrica assegurada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
"Um maior uso de biodiesel favorece a agregação de valor às matérias-primas oleaginosas de origem nacional e o desenvolvimento da indústria nacional de bens e serviços, o que possibilita a redução da importação de diesel de petróleo, com efetivos ganhos na balança comercial", diz o ministério.
Em termos ambientais, a ampliação do uso do biodiesel reduzirá a participação do óleo diesel na matriz energética e significará a diminuição das principais emissões veiculares.
"A elevação para 3% da adição de biodiesel ao diesel sintetiza o sucesso do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, uma vez que estamos antecipando metas, e mostra que o Brasil tem condições de continuar sendo líder na produção e no uso em larga escala de energia de fontes renováveis", diz o ministério. FONTE: G1 Globo