Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MINISTRA DO MEIO AMBIENTE ANUNC
Ministra do Meio Ambiente anuncia pacote contra desmatamento na Amazônia
WhatsApp

24 de Janeiro de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
ministra do meio ambiente anunc

O Globo OnlineO GloboAgência BrasilGloboNews

RIO e BRASÍLIA - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, anunciou na quinta-feira um pacote para combater o desmatamento na Amazônia, um dia após a divulgação de um relatório que revelou que a devastação na região está em ritmo acelerado . As medidas, algumas inéditas e outras anunciadas no fim do ano passado, incluem o envio de uma força-tarefa à região, para reforçar a atuação da Polícia Federal; a abertura de 13 postos de fiscalização em fevereiro; e a ampliação do número de agentes no combate aos crimes ambientais.

O governo divulgou uma lista de municípios que mais desmatam no país. Mato Grosso concentra mais de 50% deles (veja a lista) .

( Veja também, em infográfico, os 36 municípios onde estão suspensas as autorizações para corte de árvores e o local dos postos de fiscalização )

Além disso, produtores autuados por derrubadas ilegais serão impedidos de ter acesso a financiamentos de bancos federais, incluindo as linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Segundo o ministro da Justiça, Tarso Genro, serão criados 11 postos de fiscalização fixos, e dois fluviais e aéreos. O número de agentes será ampliado, com o envio de 780 servidores de PF, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional de Segurança, Ibama, Incra e Funai.

Em dezembro, a PF já enviara 300 policiais à região. A FAB vai apoiar deslocamentos na Amazônia. O pacote foi divulgado após reunião emergencial do presidente Lula com sete ministros. A preocupação é evitar que a alta dos últimos meses leve a um aumento da área devastada no próximo balanço anual do desmatamento, que será concluído em julho.

O pacote saiu após uma reunião de emergência em Brasília convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Participaram dela, além de Marina, os ministros da Agricultura, Reinhold Stephanes, e da Defesa, Nelson Jobim.

Marina diz que semente e carne são culpados pelo desmatamento

O líder do governo na Câmara, deputado Henrique Fontana (PT-RS), afirmou nesta quinta-feira que o governo não permitirá "em hipótese alguma" a expansão de fronteiras agrícolas à custa de desmatamento. O governo divulgou uma lista de municípios que mais desmatam no país. Mato Grosso concentra 50% deles.

- Temos uma visão clara de que é estratégico para o país a preservação da Amazônia. Hoje ninguém pode falar em qualquer projeto de desenvolvimento que não tenha como primeiro grande item a questão da visão de sustentabilidade - comentou.

Durante a reunião,Marina Silva e Reinhold Stephanes divergiram publicamente sobre o que provocou a destruição da floresta.

Enquanto Marina insistia que entre as causas está o aumento do preço da soja e da carne no mercado internacional, Stephanes rebatia essa tese. Segundo o ministro, dados do IBGE mostram que nos últimos quatro anos não houve aumento da área de plantio de soja no país.

À noite, no Rio, Lula falou sobre o desmatamento.

- Não é necessário no Brasil derrubar uma única árvore na Amazônia para plantar um pé de soja. Não é necessário derrubar uma única árvore para criar uma cabeça de gado. Se alguém está fazendo isso estará cometendo uma ilegalidade e, sobretudo, um crime contra a economia brasileira. Porque na hora em que o mundo percebe que vai haver desmatamento na Amazônia para produzir soja, cana ou gado, certamente nós, que hoje somos competitivos, vamos sofrer uma concorrência muito mais séria - disse o presidente. FONTE: Globo Online ? RJ



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico