30/01/2008
O Ministério da Agricultura vai passar a ter um controle mais eficiente, a partir de 1º de fevereiro, da produção de açúcar e álcool das usinas do país. Assim, acompanhará de perto os estoques do setor.
Conforme Alexandre Strapasson, diretor de cana e agroenergia do ministério, o governo desenvolveu um programa, denominado SapCana (Sistema de Acompanhamento da Produção Canavieira), para que as usinas coloquem a cada 15 dias o volume de moagem da cana, com o mix de produção para açúcar e álcool. Por meio desse sistema, o governo também coleta informações sobre o destino da produção sucroalcooleira.
Esse programa foi desenvolvido pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados). "O ministério sempre fez esse acompanhamento, mas antes era bem rudimentar", disse Strapasson, explicando que esses dados eram passados por fax ou e-mail. Neste programa, cada usina tem uma senha e põe seus dados no sistema em tempo real.
De acordo com ele, o governo quer gerenciar melhor os dados de produção do setor, até mesmo para discutir futuros financiamentos para o segmento.
Esses dados também serão repassados para a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que passou a ter desde o ano passado maior controle dos estoques de álcool das usinas. A medida é para evitar possíveis crises de desabastecimento no país. Strapasson lembra que desde o ano passado os estoques das usinas estão confortáveis. "Não há risco para o consumidor". FONTE: Valor Econômico ? SP