O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome disponibilizará 20 milhões de reais para o programa Compra Direta e 6 milhões de reais para o programa Comercialização Direta este ano. Os recursos serão investidos em 60 projetos a serem executados na região do Semi-Árido. A lista inicial de propostas habilitadas, entre as 234 encaminhadas à pasta, foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, dia 4.
A aquisição de produtos agropecuários e beneficiados produzidos por agricultores familiares tradicionais, que se enquadram no Pronaf - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, é o objetivo do governo com o programa Compra Direta. A produção de alimentos de pequenos agricultores é distribuída par130a pessoas em situação de insegurança alimentar, visando garantir acesso à alimentação adequada.
Já o programa de Comercialização Direta visa à implantação e modernização de feiras e mercados populares para comercialização da produção de beneficiários do Programa de Aquisição de Alimentos, com intuito de que os participantes adquiram autonomia socioeconômica. FONTE: Portal Globo Rural - 04/04/08