da Redação
O Programa Arca das Letras, da Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA), entregará mais 15 bibliotecas para comunidades rurais dos municípios de Acorizal, Barão de Melgaço, Campo Verde, Jangada, Santo Antônio de Leverger, São José dos Quatro Marcos e Várzea Grande, no estado do Mato Grosso.
Cada comunidade escolheu dois moradores para serem capacitados como agentes de leitura - voluntários que ficarão responsáveis pelas atividades de empréstimo dos livros e pelo incentivo à leitura. As bibliotecas serão instaladas na casa de um dos moradores ou na sede da associação na própria comunidade.
A capacitação dos agentes de leitura será realizada na próxima terça-feira (26), a partir das 9h30, em Cuiabá, na sede do Instituto CREATIO, que fez a doação dos móveis-bibliotecas. Às 11h30, as comunidades do Território da Baixada Cuiabana receberão os kits biblioteca no mesmo local.
Na quinta-feira (28), o secretário de Reordenamento Agrário, Adhemar Lopes de Almeida, fará a entrega das bibliotecas diretamente às comunidades de São José dos Quatro Marcos, em evento no assentamento Santa Rosa.
Esta ação do Programa Arca das Letras é realizada por meio da Delegacia Federal do MDA/MT, pela Unidade Local de Supervisão do Crédito Fundiário e pela coordenação territorial da Baixada Cuiabana, com o apoio da OSCIP CREATIO e movimentos sociais.
Em Mato Grosso, o MDA já entregou 51 bibliotecas para comunidades rurais de 15 municípios. É prevista a implantação de mais bibliotecas no Baixo Araguaia e no Portal da Amazônia ainda em 2008 - esses são dois Territórios da Cidadania que devem ser lançados na próxima semana.
O que é o programa
O Programa Arca das Letras foi criado em 2003 pela SRA/MDA para incentivar a leitura no meio rural, reunindo esforços de parceiros governamentais e não-governamentais.
Desde o seu lançamento, já foram implantadas 4.647 bibliotecas em comunidades rurais de 1.452 municípios brasileiros, atendendo a mais de 500 mil famílias que vivem no meio rural, com a distribuição de mais de 1 milhão de livros. Para as ações de incentivo à leitura, o programa conta com o trabalho voluntário de mais de 9 mil agentes de leitura.
Instalada na casa de um morador ou na sede de uma associação rural, cada biblioteca é composta por cerca de 200 livros. As comunidades escolhem os assuntos que formam os acervos, o local onde a biblioteca é instalada e indicam os moradores que serão capacitados como agentes de leitura. Os acervos contêm livros nas áreas de literatura infantil, para jovens e adultos, saúde, agricultura, meio ambiente e didáticos para pesquisa escolar. FONTE: O Documento ? MT