O ministro da Pesca e Aquicultura (MPA), Eduardo Benedito Lopes, e sua equipe receberam a comissão de negociação do 20º Grito da Terra Brasil composta pelo secretário de Política Agrícola da CONTAG, David Wylkerson, da assessoria e de representantes das Federações.
A audiência teve como objetivo definir estratégia e recursos necessários às ações no Acordo de Cooperação Técnica entre o MPA e a CONTAG. Quanto a esse ponto, foram discutidos a realização de Eventos Regionais de Planejamento, sobre demandas da Aquicultura na agricultura familiar, com a CONTAG e Federações de Trabalhadores na Agricultura (FETAGs) como parte do “PAC da Agricultura Familiar”; a promoção da articulação entre Prefeituras, Governos Estaduais e Organizações de Agricultores Familiares para o desenvolvimento da Aquicultura; disponibilização de assessoria técnica para levantamento e qualificação de demandas e elaboração e gestão de projetos de Aquicultura na Agricultura Familiar; e definição da demanda por Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER)/ Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aquícola (ATEPA) na agricultura familiar.
Também estiveram em debate questões sobre o cumprimento do Termo de Cooperação Técnica com o SINDPESCA/AM.
Para David Wylkerson, o ministro mostrou-se bastante receptivo à pauta apresentada ao MPA. “Foi uma reunião positiva do ponto de vista da possibilidade de a gente conseguir concretizar as nossas expectativas em relação à pauta. Já saímos com uma nova agenda para o período da manhã de segunda-feira para discutirmos detalhadamente os pontos e consolidar o que ele sinalizou como possível de atendimento da nossa pauta”, avaliou o dirigente.
FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi