Produtores aquícolas brasileiros podem contar, a partir deste mês, com cobertura securitária para suas atividades de criação de peixes e frutos do mar. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) credenciou, no Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), a primeira empresa que vai oferecer seguro para a aquicultura.
Assim como os produtores de grãos e frutas, pecuaristas e silvicultores que já contam com seguro rural subvencionado pelo governo, também os produtores que atuam nos setores da maricultura (ostras, mexilhões), da carcinicultura (camarões) e da piscicultura (peixes do mar e de águas territoriais) poderão se beneficiar da subvenção ao prêmio e contratar seguro para as suas atividades.
"O seguro rural na modalidade aquícola propicia ao criador de peixes e frutos do mar a garantia necessária para continuar na atividade em caso de sinistros que comprometam a sua produção", observa o diretor do Departamento de Gestão de Risco Rural do Mapa, Welington Soares de Almeida.
Ele explica que o seguro rural aquícola funciona da mesma forma que as demais modalidades de seguro rural agrícola, pecuário e de florestas, respondendo a especificidades da produção e espécies criadas em cativeiro. Almeida lembra o caso dos produtores de ostras e mexilhões em Santa Catarina: "Muitos deles, que estão tendo prejuízos com a maré vermelha, poderão agora contar com cobertura securitária subvencionada pelo Mapa". FONTE: Mapa