Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA TENTA
Ministério da Agricultura tenta evitar rusgas com missão da União Européia
WhatsApp

30 de Abril de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
ministério da agricultura tenta

A visita de 12 parlamentares da União Européia ao país preocupa as autoridades sanitárias brasileiras. O Ministério da Agricultura cercou a comitiva de cuidados para evitar que os deputados do bloco vistoriassem fazendas incluídas na lista de 95 propriedades autorizadas a vender gado para a exportação de carne bovina, segundo apurou o Valor. As cinco fazendas que serão inspecionadas pelos europeus, em Goiás, não fazem parte da primeira relação, aprovada pelas autoridades da UE no fim de fevereiro deste ano.

O governo temia dar munição extra aos críticos da carne brasileira em caso de uma recepção pouco amistosa aos parlamentares europeus, cujo esforço para aprovar o embargo às importações de carne brasileira ainda não foi esquecido pelos pecuaristas nacionais. Em caso de identificação de irregularidade ou inconformidade nas fazendas já aprovadas, os deputados europeus poderiam ampliar a propaganda negativa sobre o produto nacional.

A preocupação do governo aumentou com o clima de hostilidade aos europeus em reuniões na Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA) e no Congresso Nacional. E piorou ainda mais com a reação agressiva dos europeus às cobranças de pecuaristas e parlamentares brasileiros.

Em audiência na Comissão de Agricultura da Câmara, os deputados europeus foram novamente desafiados a apresentar os argumentos científicos que embasaram a decisão de embargar a carne brasileira. Também foram provocados com acusações de usar protecionismo comercial e uma campanha difamatória na Europa para evitar a concorrência do produto brasileiro, mais barato que a carne produzida nos países da União Européia.

Confrontado com afirmações hostis sobre a fragilidade do sistema de rastreamento animal na Europa, o presidente da Comissão de Agricultura do Parlamento Europeu, o deputado britânico Neil Parish, enfureceu-se com o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO).

"Viemos como amigos, mas se o senhor quiser que voltemos como inimigos continue com sua agressividade. Não podemos aceitar que sua arrogância rejeite as regras por nós exigidas", disse. "O senhor deveria voltar sua agressividade ao Senado dos Estados Unidos. E isso mostra que estamos certos nas nossas exigências", afirmou, em referência ao protecionismo do vizinho do Norte.

Segundo ele, a a carne brasileira foi barrada por "falhas sistemáticas" no sistema de rastreamento do gado bovino (Sisbov). "Está no relatório do FVO [escritório sediado na Irlanda que cuida de questões sanitárias]". E ameaçou: "Se vocês não ouvirem, a situação ficará pior". Parish liderou a pressão do Parlamento sobre os serviços técnicos da UE pelo embargo total à carne brasileira. Um pouco antes, ele havia descartado aceitar modificações nas regras da UE. "Somos os clientes e decidimos o que queremos. Não vale a pena falar em novas regras porque elas estão postas e devem ser respeitadas".

No debate, sobraram questionamentos à produção do álcool de cana-de-açúcar. "Se querem vender o biocombustível, nos ajudem a calar a boca das ONGs que dizem que vocês queimam a floresta e que as fotos de satélite são inapeláveis", provocou a deputada espanhola Ester Herranz García. (MZ) FONTE: Valor Econômico - 30/04/08



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico