O secretário executivo do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), Luiz Gomes recebeu, nesta quinta-feira (17) uma comissão do movimento sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais para negociar a pauta do Grito da Terra Brasil. Foram apresentadas cerca de 20 reivindicações para o ministério. Essa foi uma das primeiras ocasiões que o movimento sindical se reuniu com o MAPA para negociar a pauta do GTB.
Criação de um fundo nacional de participação da agricultura familiar no programa do biodiesel foi um dos temas da reunião. "A exemplo do que o selo social oferece para as empresas, queremos que a agricultura familiar tenha benefícios fiscais nesse mercado", enfatizou o secretário de Política Agrícola, Antoninho Rovaris. A reivindicação da Contag é que R$ 0,01 de cada litro de diesel vendido seja destinado para esse fundo. "É uma boa idéia. Temos de sentar mais vezes para traçar uma proposta concreta que seja exeqüível", avaliou Gomes.
Negociações - A audiência, que durou quase três horas, em grande parte se desdobrou em novos encontros. Entre as reivindicações também estavam convênios com a Embrapa para a transferência de tecnologia e capacitação de técnicos em Assistência Técnica de Extensão Rural. Além disso, foram discutidos temas como a efetivação do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), ampliação do zoneamento e seguro agrícola.
Garantia de preços e comercialização também foram enfatizados na reunião. "A garantia de preços mínimos por parte do governo, e consequentemente, de renda para o produtor podem ser vistas até mesmo como uma economia, na medida em que poupam recursos de renegociação de dívidas", considera o presidente da Fetaeg, Wilson Hermuth.
A Contag também pediu mais atenção à armazenagem de produtos de agricultures familiares. Há reivindicações para a destinação de R$ 100 milhões para o programa e a construção de novos armazéns. Segundo o diretor da Conab, Silvio Porto, o órgão quer incluir o tema no Plano Plurianual 2008/2011. "Precisamos desenhar um projeto que traga melhorias", ponderou.
Dirigentes sindicais de 13 federações participaram da reunião. Além do secretário executivo do MAPA, também estavam presentes representantes das secretarias do ministério, da Embrapa e da Conab. "Acho que a pressão do movimento sindical deve continuar, vamos buscar juntos soluções para as demandas apresentadas", finalizou Gomes.
Fonte: Angélica Cordova