SAFRAS (09) - O uso de irrigação está propiciando ao Rio Grande do Sul a consolidação da condição de grande produtor de milho pipoca ao país. A empresa Yoki Alimentos, através da sua filial em Nova Prata, está preparando um Dia de Campo para apresentar aos produtores as tecnologias de produção recomendadas para a cultura nas condições do estado.
O Governo do Estado apóia a ação através da Secretaria Extraordinária da Irrigação e Usos Múltiplos da Água e a Emater/RS e o lançamento será nesta quinta-feira (10), às 10h30min, no Centro Administrativo Fernando Ferrari.
Estarão presentes a governadora Yeda Crusius, o secretário Rogerio Porto e o presidente da Emater, Mário Nascimento, além de entidades como Farsul, Fepagro, Fetag e Feceagro.
Até recentemente, o Brasil era um país altamente dependente da importação externa neste setor, sendo a Argentina o nosso principal fornecedor. Com as novas tecnologias de produção estimuladas pela Yoki, a produtividade cresceu e a qualidade do produto nacional passou a atingir padrões internacionais de atendimento ao consumidor.
Hoje, o Rio Grande do Sul tem o terceiro maior pólo produtor de milho pipoca do mundo e 300 agricultores de mais de 50 municípios já participam do Programa de Integração com a empresa. Para o engenheiro agrônomo Uges Cherubini, da Yoki, a irrigação por pivot garante o padrão de qualidade dos grãos para o mercado. As informações partem da Assessoria de Imprensa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.