Estimativa do IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária) aponta que existem 30 mil produtores caseiros de queijo no Estado, dos quais apenas 56 (0,5%) recebem selo de qualidade da produção.
A fama do queijo tipo Minas deixou de ser exclusividade dos laticínios mineiros, mas o Estado ainda mantém tradição de produção artesanal em pequena escala.
O IMA catalogou cerca de 10 mil produtores caseiros, atraídos por uma lei estadual de 2002 que criou o selo QMA (Queijo Minas Artesanal). Mas somente 56 (0,5%) obtiveram até agora o selo, por produzirem de acordo com padrões de produção, higiene e armazenagem.
É o órgão go governo estadual que certifica e fiscaliza quem produz e vende exclusivamente no Estado -laticínios que vendem para outro Estado devem ser fiscalizados pelo Ministério da Agricultura.
A dificuldade de fiscalização é grande, segundo o IMA, pois muitos produtores são sazonais. O órgão tem 700 funcionários para fiscalizar 356 produtores de leite, carne, ovos e mel -quase dois fiscais por empresa. Os laticínios são 232. (PAULO PEIXOTO) FONTE: Folha de São Paulo ? SP