Na manhã desta terça-feira (23), a Câmara Técnica do Biodiesel do Piauí se reúne no auditório da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Piauí (Fetag/PI). Os membros da comissão discutem o projeto Sementes Certificadas de Mamona e Feijão (Caupi) que atenderá aos agricultores familiares da Serra da Capivara selecionados pelo Instituto de Assistência Técnica de Extensão Rural (Emater/PI). Também analisam as opções de logística para entrega das sementes aos trabalhadores rurais.
Também estão previstas para a reunião da Câmara Técnica: a apresentação pela Emater/PI de estratégias de assistência técnica; definições sobre o atendimento de agricultores familiares da Chapada das Mangabeiras; exposição da Embrapa Meio Norte sobre pesquisas para o cultivo de oleaginosas na Serra da Capivara; e discussão sobre financiamentos pelo Banco do Brasil para a safra 2008-2009.
Segundo o secretário de Política Agrícola da Fetag/PI, Simão Reinaldo, a Câmara Técnica do Biodiesel fortalecerá a produção de oleaginosas no estado e aumentará o número de parceiros. "Planejaremos o trabalho da safra 2008/2009, como o preparo do solo na época certa e o fornecimento de sementes para os trabalhadores. O objetivo é tê-las aqui no final de outubro", explica o dirigente.
Além da federação e da Emater/PI, participam do grupo representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Secretária de Desenvolvimento Rural do Piauí (SDR/PI) e do Banco Nordeste.
Com informações da Fetag/PI FONTE: Fernanda Peregrino, Agência Contag de Notícias