O presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, deputado Júlio Semeghini (PSDB-SP), cobrou há pouco do governo um cronograma para a inclusão das escolas rurais nas novas metas do Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU) da telefonia fixa. Também exigiu a utilização dos recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) para resolver os problemas na área.
O parlamentar ainda elogiou a postura da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na negociação com as concessionárias em relação ao PGMU. Entretanto, lamentou que não haja a obrigação das operadoras realizarem pesquisa e desenvolvimento de produtos nos contratos de concessão.
Semicondutores
Já o chefe de gabinete adjunto de Agenda da Presidência da República, Cezar Alvarez, destacou que ainda há muita expectativa com a implantação da indústria de semicondutores no Brasil e com as possibilidades de ampliação do mercado de provedores locais - condições que podem auxiliar na inclusão digital. Segundo ele, o adensamento desse mercado pode baratear os serviços e permitir a inclusão de todas as escolas públicas do País nos projetos de acesso à internet.
Eles participaram da audiência pública promovida pela comissão - encerrada há pouco - para discutir a proposta da Anatel de trocar as metas de universalização dos serviços de telefonia fixa por investimentos em infra-estrutura de internet de banda larga. FONTE: Agência Câmara ? DF