A implantação de um agropólo em Cláudia, município do Mato Grosso,já conta com apoio da Empresa Mato-grossense de Pesquisa e Extensão Rural (Empaer). Uma reunião na última terça-feira (8) deu mais um importante passo na consolidação do projeto, que é articulado pelo Instituto Creatio, por meio do Núcleo de Agricultura Familiar (NAF).
A ação consiste na organização do processo produtivo agropecuário de um determinado território, nos moldes dos arranjos produtivos locais, que pensa a cadeia da produção desde o plantio à industrialização. A diferença é que um agropólo trabalha com as potencialidades de produção da agricultura familiar. No caso de Cláudia, existem na agricultura familiar as culturas do frango caipira, a produção leiteira e a fruticultura. Além de consolidar essas vocações, o agropólo vai trabalhar outras potencialidades, tais como a ovinocultura e a caprinocultura, além da produção de feijão.
No encontro do dia 8, o prefeito Altamir Kurten, seu vice, Elírio Zeninho Delani e os representantes do Instituto Creatio, Ronilton Souza Carlos, e Medson Janer da Silva, coordenador do Núcleo de Agricultura Familiar, foram recebidos pelo presidente da Empaer, Leôncio Pinheiro, que apoiou a parceria.
Na reunião, ficou definida uma visita ao Ceará, onde a experiência dos agropólos vem obtendo excelentes resultados, sendo modelo para o País. A visita acontecerá na segunda quinzena de fevereiro e na seqüencia, a comitiva visitará Espírito Santo, para conhecer uma escola da Agricultura Familiar, também modelo.
"Defino como um ponto de partida para a concretização dessa parceria com a Empaer. Creio que avançamos bastante nesse sentido", afirmou o prefeito. "Esta foi a sexta reunião com a Empaer e acredito que estamos partido para a consolidação da parceria", emendou o engenheiro agrônomo e coordenador do NAF, Medson Janer.