Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
8 DE MARÇO
Margaridas em marcha na luta por Terra, Território e Agroecologia e por uma vida livre de violência
WhatsApp

07 de Março de 2014

TEMAS RELACIONADOS:
8 de março

Após mobilização de mais de 360 organizações em âmbito mundial, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2014 como o Ano Internacional da Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena (AIAF/CI). Isso significa o reconhecimento da contribuição da agricultura familiar para a soberania e segurança alimentar, diminuição da pobreza e erradicação da fome no mundo, a partir de um manejo sustentável dos recursos naturais e da proteção do meio ambiente. Diante desse contexto, as mulheres trabalhadoras do campo e da floresta, seguem em Marcha, fazendo a mobilização nos estados, municípios e comunidades rurais, debatendo as condições de vida e trabalho, e incentivando o reposicionamento da agricultura familiar, camponesa e indígena no centro da agenda nacional a fim de promover um desenvolvimento sustentável com justiça, autonomia, igualdade e liberdade.

Em 2014, as margaridas elegeram Terra, Território e Agroecologia, e uma vida livre de violência, como temas fundamentais para o Dia Internacional da Mulher, por compreender que estão na base do desenvolvimento desejado e em construção no País.

“O Dia Internacional das Mulheres, para nós, historicamente, é um dia de luta. E 2014 é um ano especial. Estamos no Ano Internacional da Agricultura Familiar, Camponesa e Indígena e as margaridas seguem em marcha em defesa de um modelo de desenvolvimento que é baseado na agroecologia como a grande alternativa para garantirmos a soberania e segurança alimentar”, destacou a secretária de Mulheres da CONTAG, Alessandra Lunas.

TERRA – A terra é reafirmada como espaço de vida, de produção e de identidade sociocultural. Sem acesso à terra, não é possível vencer a pobreza e, tampouco, ter um país democrático com justiça e dignidade. Sem terra não há agricultura familiar, não há produção de alimentos, não há renda.

TERRITÓRIO – As mulheres entendem a terra como parte do território, compreendendo também as águas e as florestas, e o território como um espaço de vida, um espaço social, onde se estabelecem relações e modos de vida, onde se desenvolvem diferentes culturas e formas de produção e reprodução, que marcam e dão identidade a um povo (populações indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais e camponesas).

AGROECOLOGIA – As margaridas consideram a agroecologia como um modo de produzir e de se relacionar na agricultura com respeito e igualdade entre homens e mulheres, preservando e protegendo a biodiversidade, os ecossistemas e o patrimônio genético, as sementes e bens comuns. Afirmam a agroecologia como um meio de produção de alimentos saudáveis, livre de transgênicos e agrotóxicos, que valoriza as tradições, os saberes e culturas dos povos do campo, das águas e das florestas, sendo fundamental para a garantia da soberania e segurança alimentar e defesa da vida.

UMA VIDA LIVRE DE VIOLÊNCIA – As margaridas seguem em marcha no enfrentamento e superação de todas as formas de violência, opressão e desigualdades, principalmente as de gênero, que discriminam as mulheres. Denunciam a violência patriarcal e machista que atinge cotidianamente as mulheres no ambiente doméstico e nos diversos espaços públicos, atos de violência que ferem o corpo físico e emocional e deixam marcas permanentes na vida das mulheres.

Veja a mensagem da secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da CONTAG, Alessandra Lunas, para o Dia Internacional da Mulher. Clique AQUI para assistir.

FONTE: Imprensa CONTAG, com informações da Secretaria de Mulheres da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico