Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MARCHA DAS MARGARIDAS
Margaridas demarcam posição frente à atual conjuntura política nacional e combatem qualquer tipo de desrespeito, intolerância, incitação ao ódio e violência contra as mulheres
WhatsApp

12 de Março de 2015



TEMAS RELACIONADOS:
marcha das margaridas

Desde o processo eleitoral, tem se mostrado cada vez mais clara a disputa de projetos na sociedade, reflexo do antagonismo entre classes sociais no Brasil. Neste momento, está ainda mais explícito o papel da grande mídia como um importante ator na formulação da opinião pública, que busca, de forma nada neutra, chegando ao ponto de incitar e provocar o ódio entre as pessoas, como ocorreu no dia 8 de março, com publicação de uma ilustração que mostra a presidenta de joelhos, prestes a ser degolada por um terrorista. A charge é uma demonstração de ódio, machismo e misoginia à presidenta Dilma Rousseff.

Companheiras, mulheres de todo o Brasil, trabalhadoras do campo, da floresta e das águas, mulheres trabalhadoras das cidades, SEGUIMOS EM MARCHA! A conjuntura que se desenha pós-eleições exige que as Margaridas assumam a mesma postura que lhes exigiu coragem e ousadia para reconduzir Dilma Rousseff à Presidência da República, contra a candidatura apoiada massivamente pelos setores conservadores. Findada as eleições, entendemos que devemos seguir na luta nos afirmando neste momento de disputas como sujeitos de direitos e sujeitos políticos a fim de garantir reformas políticas capazes de proporcionar mudanças em estruturas históricas que ainda sustentam as desigualdades e a discriminação no Brasil.

Não podemos admitir que jornais, como “O Globo”, atentem e ameacem a mulher que hoje preside nosso país em pleno Dia Internacional de Luta das Mulheres, com uma charge que anuncia um atentado à vida da Presidenta do Brasil. Como mulheres, não aceitamos a incitação à violência contra as companheiras como algo banal, nem tampouco a aceitação de tais pressupostos. Este tipo de ação agride não só a presidenta Dilma Roussef, mas a todas as mulheres, e a todos os cidadãos e cidadãs de bem.

Durante o ano de 2014, trouxemos através da construção do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político o debate sobre a necessidade de uma Reforma Política que traga mudanças no sistema político, que possibilitem o acesso, a atuação e a representação, de fato, de todos os setores da sociedade, em especial os mais excluídos e descriminados, como as mulheres. O contexto e o resultado das eleições nos mostrou a necessidade urgente de continuarmos nos mobilizando em busca de uma sociedade verdadeiramente democrática e de fortalecermos nossa auto-organização, para garantirmos e ampliarmos os direitos das mulheres.

Temos assistido de maneira perplexa a atitude voraz dos que defendem um projeto de direita, que têm deixado claro que não aceitam os resultados das eleições de 2014, e que, não sendo possível um golpe de Estado, apelam para o Impeachment de Dilma Rousseff da Presidência da República. Como se não bastasse, temos assistido nas ruas, após as eleições, o manifesto dos que pediam a volta da ditadura, sob o subterfúgio de defesa da Democracia. Infelizmente não viveram para provar da ditadura militar, e mal sabem que as duas defesas são antagonicamente opostas, pois em uma ditadura não existe democracia, e nela as pessoas são impedidas de manifestarem o que pensam. Não queremos voltar a ver nosso país oprimindo os/as jovens que apenas querem uma oportunidade, tendo suas vozes silenciadas.

Companheiras e companheiros, vivemos hoje um outro projeto de sociedade: os/as jovens que ontem foram presos/as e criminalizados/as na luta pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária e que enfrentaram o ódio raivoso das elites, hoje veem, como resultado de muitas lutas, a eleição do primeiro operário presidente do País, seguida da primeira mulher, ex-prisioneira da ditadura Presidenta do Brasil.

As sucessivas tentativas de ataque usando como argumento a corrupção na Petrobrás, foram seguidas do anúncio de seus verdadeiros interesses, ao vermos na grande mídia opiniões tendenciosas de que o Brasil deveria privatizar a Petrobrás, pois o governo não teria competência para administrá-la. Nos opomos a toda e qualquer tentativa de privatização de nosso patrimônio: não será vendendo uma empresa, que é do povo brasileiro, que contribuiremos para diminuir o preço da gasolina. Sabemos que o preço da gasolina extrapola as condições e definições do governo brasileiro de preço de mercado, sendo comandado por uma bolsa de valores. Apoiamos as investigações que vêm sendo realizadas no enfrentamento à corrupção e reconhecemos a importância deste passo nunca antes dado por outros governos. Não podemos esquecer que a corrupção não começou a existir agora, nasceu há muito tempo e vem se perpetuando: o importante é ver ações que têm buscado, de fato, combater essa realidade.

Nós, Margaridas do campo, da floresta e das águas, sabemos que modelo de desenvolvimento defendemos nessa disputa de Projetos: nossa Plataforma de Lutas inclui a defesa da soberania alimentar, da sociobiodiversidade, da agricultura familiar e agroecologia. Não aceitamos reorientações na política econômica em favor do capital, nem queremos pagar pelos custos do ajuste fiscal. Atualmente, o Estado é, ao mesmo tempo, protetor e opressor: é portador do interesse geral e defensor dos privilégios, e patriarcal e violento (contra as mulheres, povos indígenas, migrantes, de diferentes raças e etnias). Queremos avanços! O Estado que nós demandamos deve promover as liberdades e direitos para todas e todos, intervir na economia em favor da garantia dos direitos humanos e estar estruturado em diferentes formas de democracia participativa e controle cidadão.

Para seguir nesta direção, entendemos que a atuação dos Movimentos Sociais é decisiva nas disputas. Precisamos enfrentar muitos ódios e preconceitos que têm protagonizado a disputa de classes. O exemplo de força e coragem de nossa companheira à frente do comando de nosso País nos dá força para lutar.

Lutaremos para que o resultado das urnas seja respeitado! Para isso, conclamamos todas as companheiras e companheiros a participem dos atos programados para o dia 13 de março, em todos os estados, quando fortaleceremos a unidade das mulheres e da classe trabalhadora, e reafirmaremos o nosso desejo de construir um novo modelo de desenvolvimento mais democrático, justo e igualitário, que reconheça a importância das mulheres na sua construção.

Margaridas seguem em Marcha por Desenvolvimento Sustentável com Democracia, Justiça, Autonomia, Igualdade e Liberdade”

Clique AQUI para baixar a nota. FONTE: Coordenação Geral da Marcha das Margaridas



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico