Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MANUAL ORIENTA USO CORRETO DO A
Manual orienta uso correto do agrotóxico
WhatsApp

14 de Maio de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
manual orienta uso correto do a

O Ministério Público do Trabalho (MPT) lança hoje, às 14 horas, no auditório de sua sede (Avenida Padre Antônio Tomás, 2.110, Aldeota, Fortaleza), o "Manual do Trabalho Rural - Segurança, Saúde e Legalidade no Uso de Agrotóxicos e Acidentes com Animais Peçonhentos".

A publicação foi editada pela Procuradoria Regional do Trabalho (PRT-7ª Região) em parceria com o Centro de Informações e Assistência Toxicológica (Ciat), do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Superintendência Federal de Agricultura no Estado do Ceará.

A procuradora regional do Trabalho, Hilda Leopoldina Pinheiro Barreto, que coordenou a produção do manual, explica que a iniciativa originou-se do Seminário Estadual sobre o Uso Indevido dos Agrotóxicos, realizado pelo MPT em Fortaleza, no final de 2006. À época, o evento teve a participação de técnicos agrícolas e profissionais ligados à prática agrícola de diversos municípios. O evento objetivou discutir os problemas enfrentados no cotidiano rural relativos à aplicação de agrotóxicos e aos malefícios decorrentes do uso inadequado dos produtos.

Através do manual, o MPT pretende, segundo a procuradora, democratizar as mais importantes informações sobre o tema para que técnicos agrícolas e agentes rurais estejam cada vez mais capacitados a multiplicar junto aos trabalhadores do campo o conhecimento sobre as leis aplicáveis aos agrotóxicos. A publicação aborda questões desde a produção até o uso de embalagens, cuidados na aplicação, responsabilidades e penalidades em casos de mau uso do produto.

"Esperamos que o compromisso assumido pelo MPT em editar o manual minimize dificuldades próprias do meio rural, despertando-lhe a capacidade de preservação da vida e saúde através do conhecimento dos direitos e dos riscos a que estão expostos os usuários", enfatiza Hilda Leopoldina.

Distribuição

Durante o lançamento do manual, que ocorrerá em reunião do Fórum Estadual de Proteção ao Meio Ambiente de Trabalho (Fepmat), do qual o MPT participa, serão discutidas as estratégias de distribuição da publicação entre os diferentes órgãos (governamentais e não governamentais) que atuam na área.

A publicação, em formato de bolso com 56 páginas, está dividida em três subtemas, abordados pela procuradora Hilda Leopoldina (Agrotóxicos, usos, cuidados e penalidades); pelo médico José Ambrósio Guimarães, diretor do Ciat (Prevenção e tratamento de intoxicações e acidentes com animais peçonhentos); e pelo auditor fiscal do Trabalho, Dorelland Ponte Lima (Aspectos normativos da relação de emprego e gestão do risco no trabalho).

Em suas páginas, o manual oferece ao leitor uma tabela que descreve as condutas e tratamentos iniciais a serem adotados pelos profissionais de saúde em casos de intoxicações e acidentes com animais peçonhentos. A tabela foi elaborada por José Ambrósio e registrada perante o Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (Cremec).

Pelo conceito legal, são considerados agrotóxicos os produtos destinados aos setores de produção, armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas; nas pastagens; na proteção de florestas e de outros ecossistemas e de ambientes urbanos cuja finalidade seja alterar a composição da flora ou da fauna, a fim de preservá-las da ação danosa de seres vivos considerados nocivos.

Também são consideradas agrotóxicos as substâncias e produtos empregados como desfolhantes, dessecantes, estimuladores e inibidores de crescimento vegetal.

O Manual do Trabalho Rural traz algumas dicas para evitar contaminação por adubos químicos. Embalagens vazias de agrotóxicos não podem ser reutilizadas para qualquer fim, mesmo depois de bem lavadas. Veículos utilizados para transporte de agrotóxicos devem ser higienizados e descontaminados sempre que forem destinados a outros fins, bem como roupas utilizadas na aplicação do produto devem ser lavadas com água e sabão separadamente das demais.

Como exemplos de situações de risco estão o emprego dos produtos sem conhecimento adequado dos riscos envolvidos e das técnicas de segurança; equipamentos de proteção individual improvisados ou utilizados incorretamente; reaproveitamento de embalagens desses químicos; limpeza de resíduos desses produtos; preparação de misturas para aplicação em ambiente fechado; derrame acidental de agrotóxicos durante a preparação de uma aplicação no campo. FONTE: Diário do Nordeste/CE - 14/05/2008



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico