Itatira. Este município, localizado no Sertão Central, a 200km da Capital, receberá hoje, às 15h, no Assentamento Umarizeira, o prêmio conferido pela empresa Brasil Ecodiesel de maior produtor de mamona no ano de 2007 no Estado do Ceará.
A entrega da comenda contará com a presença do prefeito da cidade, Antônio Almir Bié da Silva, secretários, vereadores, técnicos da Secretaria da Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente do município, Ematerce, Incra, Idace, Secretaria de Desenvolvimento Agrário, agentes rurais, representantes de áreas de assentamentos e produtores de mamona da região.
De acordo com a secretária de Agricultura de Itatira, Cláudia Guerra, no ano passado foram plantados 420 hectares de sementes, beneficiando 320 trabalhadores rurais.
Segundo relatório dos técnicos da Secretaria de Agricultura, os produtores de Lagoa do Mato, Morro Branco e Serra de Itatira foram os que mais produziram mamona, dando assim grande contribuição para a conquista do prêmio.
A produção atingiu 56 mil quilos da leguminosa na safra de 2007, que foi vendida a preço de R$ 0,70 o quilo. Desse total, a Brasil Ecodiesel comprou 52.439 quilos.
Além dos recursos gerados na produção de mamona, os produtores do município terão direito, como incentivo, ao subsídio de R$ 150,00 por hectare plantado do produto.
"Foi a primeira experiência e muita gente não acreditava no sucesso dessa nova cultura. Mas graças às nossas parcerias conseguimos expandir o programa, além do grande feito de conquistarmos o prêmio de maior produtor de mamona no Ceará. Isso é muito gratificante para nossa região, que torna-se referência nesse setor", comemora o prefeito Antônio Almir.
"Vamos continuar incentivando a agricultura familiar, porque entendemos ser a grande saída para acabarmos com a miséria no campo e, o que é mais importante, evita que novas famílias fujam para o sul na ilusão de mudar de vida", observa Antônio Almir.
Agentes rurais
A assistência do projeto Mamonas do Ceará em Itatira foi assegurado por seis agentes rurais, sendo dois do município, dois do Estado e mais dois mantidos pela Brasil Ecodiesel.
Hoje, após a solenidade de entrega do prêmio de maior produtor de mamona do Ceará, o prefeito Antônio Almir oferece um jantar para as autoridades presentes, convidados e produtores. Logo em seguida acontecerá uma noite cultural com a participação da dupla Sidney e Vanderlei.
Ampliação do programa
Devido ao desempenho positivo alcançado em 2007, os perquenos produtores de Itatira estão interessados em plantar mamona consorciada com feijão. O número de 320 agricultores deverá subir para 1.000 beneficiados e a área plantada deverá ser ampliada de 420 hectares para 1.500 hectares cultivados.
Na opinião do secretário de Administração e Finanças de Itatira, Paulo Ruberto Mota, a ampliação deve-se ao resultado de 2007. "Aqueles que não confiaram no programa, agora são os primeiros a procurarem os técnicos da Secretaria de Agricultura para fazerem seu cadastro", frisa Paulo Ruberto.
"Só para se ter uma idéia desse processo, a cidade de Itatira é a primeira dos Sertões de Canindé a aderir ao programa do biodiesel. Em Lagoa do Mato, o Posto Jucá já fornece óleo diesel com 2% do adicionado do biodiesel", destaca o secretário municipal.
Paulo Ruberto adianta ainda que todo o dinheiro oriundo da venda da mamona tem circulação no município. "Isso gera receita para a cidade e aquece o consumo e as vendas no comércio", comemora.
Antônio Carlos Alves
Colaborador FONTE: Diário do Nordeste ? CE