No último sábado, 22 de setembro, aconteceu em Redenção (PA) o Seminário dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Terceira Idade e Pessoas Idosas Rurais do Pólo Sul do Pará. O evento contou com a participação de mais de 200 idosos e idosas do campo, de 10 Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) do Pólo, do presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Pará, Guto, do Secretário da Terceira Idade da CONTAG, Natalino Cassaro, e sua assessoria.
As discussões desse seminário focaram em alguns direitos da terceira idade, principalmente na gratuidade no transporte intermunicipal, compreendendo o ferroviário, marítimo e rodoviário. Apesar de haver uma lei estadual que garante essa política às pessoas acima de 60 anos, muitos idosos(as) rurais estão com dificuldade em ir à Secretaria de Assistência Social para se cadastrar e emitir a carteira que dá direito ao serviço gratuito. “Nessa nova etapa, estamos realizando seminários diretamente na base, tendo contato diretamente com os trabalhadores e as trabalhadoras. A grande importância é que conseguimos, dessa forma, levar mais informações às pessoas que realmente precisam”, explica o secretário Natalino Cassaro.
Já nos dias 25 e 26 de setembro serão realizados mais dois seminários. O primeiro será em Sidrolândia, Mato Grosso do Sul, abrangendo os municípios do Pólo Central. No dia seguinte, acontecerá em São Gabriel do Oeste, no mesmo estado, reunindo todo o Pólo Norte. Todos os Seminários dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Terceira Idade e Pessoas Idosas Rurais, coordenados pela Secretaria Nacional da Terceira Idade da CONTAG, contam com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).
FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi