Mais de 100 mil brasileiros e brasileiras de todo o País foram às ruas no #OCUPABRASÍLIA para lutar contra a retirada de direitos, pelo #ForaTemer e por eleições diretas já! A CONTAG reuniu uma delegação de mais de 4 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais de vários estados.
Foi uma grande ação nacional, de unidade das categorias e segmentos da sociedade, demonstrando a insatisfação do povo com o desmonte do Estado e das políticas públicas.
“A classe trabalhadora está de parabéns. O #OCUPABRASÍLIA foi um sucesso. Vamos continuar a mobilização e a luta. O Temer vai cair e enquanto não marcarem as eleições diretas não sairemos das ruas. Agradeço aos trabalhadores, aos homens e mulheres do campo e da cidade por esta grande manifestação”, avalia o presidente da CONTAG, Aristides Santos.
Para a população rural, a insatisfação também é grande com o governo ilegítimo de Michel Temer.O trabalhador rural Isaac da Silva Costa, do Mato Grosso do Sul, viajou 17 horas para participar do ato. "Estou aqui para gritar 'Fora, Temer!', contra reforma trabalhista, reforma previdenciária e todos os retrocessos. O sentimento é que gostaríamos de ficar mais, dois, três dias, vamos trabalhar para isso". Isaac disse que esse é o mesmo sentimento dos trabalhadores e trabalhadoras do seu estado. "A gente olha dentro do olho do trabalhador, seja urbano ou rural, sentimos que a dor é a mesma. O dia de hoje vai dar algum efeito, pode ter certeza", acredita.
A trabalhadora rural Antônia Maria dos Reis, do Piauí, saiu ontem (23) às 6h20 da manhã e chegou hoje em Brasília às 15h para participar do #OCUPABRASÍLIA. "Não estamos cansados e vamos lutar sempre, sempre, sempre. É um momento muito gratificante porque estamos representando milhares de trabalhadores rurais. Tive o prazer de estar aqui junto com as centrais sindicais e outros movimentos sindicais para gritar Fora, Temer!", destaca a trabalhadora.
As mulheres também denunciaram esse governo e as suas medidas impopulares, que estão impactando negativamente a vida de todas.
"As mulheres estão aqui hoje porque não admitimos que retirem direitos das trabalhadoras, em especial das mulheres trabalhadoras rurais. Estamos aqui contra o retrocesso de direitos, contra o governo golpista, para dizer 'Fora, Temer!', para dizer 'Diretas Já', para dizer 'volta democracia'. Estamos aqui, campo e cidade, somando forças para derrotar esse governo ilegítimo que não foi eleito pelo povo", reforça a secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Morais.
Mesmo com a violência das forças policiais, com spray de pimenta, bomba de efeito moral, bala de borracha, o povo não desistiu de se manifestar e exigir #ForaTemer e #DiretasPorDireitos.
FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - Verônica Tozzi