Diante da crise mundial dos alimentos e da alta dos preços, o governo está preparando um plano de investimento na agricultura familiar. Ontem (9), durante reunião ministerial, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, apresentou ao presidente Lula a proposta que cria o programa Mais Alimentos. O objetivo é conter o aumento dos preços dos alimentos e atender as demandas interna e externa.
O programa inclui a adoção de tecnologias no campo, o acesso a maquinários e o aumento da oferta interna de produtos básicos. Para isso, o governo pretende oferecer uma linha de crédito de até R$ 100 mil para investimentos em longo prazo.
"A Contag acha importante uma medida como essa, mas entende que deverá haver alguns cuidados, especialmente com a inclusão da mecanização. Precisamos preservar os postos de trabalho da agricultura familiar", afirma o secretário de Política Agrícola da Confederação, Antoninho Rovaris.
O plano também inclui a ampliação da capacidade de armazenagem nas propriedades familiares. O objetivo do governo é que a agricultura familiar atinja o excedente de 18 milhões de toneladas até 2010, principalmente, na produção de leite, milho, feijão, arroz, mandioca, trigo, aves, café e frutas.
A proposta que cria o programa Mais Alimentos vai para aprovação no ministério da Fazenda nos próximos dias. A expectativa é de que o programa seja lançado oficialmente em julho. FONTE: Danielle Santos