Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MEIO AMBIENTE
Mais Agrotóxicos no mercado: impactos no Brasil
WhatsApp

29 de Março de 2021


Foto: ilustrativa
TEMAS RELACIONADOS:
meio ambiente

“A agroecologia é uma forma ecologicamente correta e viável de produzir alimentos, que se propõe a romper com o modelo predominante de agricultura no Brasil, o das monoculturas, que fazem uso de agrotóxicos em larga escala”.

Conhecidos também como agroquímicos ou defensivos agrícolas, os agrotóxicos são produtos químicos utilizados na agricultura para combater pragas, especialmente insetos, e doenças causadas por microrganismos que atacam as plantações, utilizados em larga escala para o aumento da produção agrícola, e nessa seara, o Brasil é o país que mais utiliza agrotóxicos, principalmente em níveis acima dos considerados seguro.

Contudo, como consequência de sua utilização, a comunidade científica demonstra a existência de resíduos de agrotóxicos em diversos alimentos que chegam à mesa do brasileiro, a exemplo de vegetais e legumes produzidos em larga escala pelas empresas do agronegócio brasileiro, o que causa grande prejuízo à saúde humana e ao meio ambiente, com a contaminação de solos, águas, peixes, além de danos aos seres vivos de forma em geral, podendo levá-los à morte.

Apesar dos danos ao meio ambiente e à saúde humana, o Brasil, nos últimos dois anos bateu recorde na aprovação de novos registros de agrotóxicos. Destaca-se que a aprovação de um agrotóxico passa pelo crivo de três órgãos federais: o Ministério da Agricultura (analisa a eficácia e formaliza o registro), a ANVISA (avalia os riscos à saúde) e o IBAMA (analisa os impactos ambientais), contudo, todos convergem para liberação e uso de novos agroquímicos. Durante a presidência do atual governo federal, os números assustam.

Dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) demonstram que de janeiro de 2019 até fevereiro de 2021 houve a concessão em torno de 1059 novos registros de agrotóxicos liberados pelo Governo Federal, sendo a maioria produtos genéricos, ou seja, que se baseiam em outros existentes. É o maior número compilado pelo MAPA desde 2000, quando passou a tabular esses dados. No Brasil, já são mais de 3 mil agrotóxicos disponíveis no mercado para comercialização.

A Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, da qual a CONTAG é uma das entidades componentes, ressalta que que no país foram liberadas aprovações de genéricos de agrotóxicos que já estão em processo de banimento em diversos países do mundo, a exemplo do produto Atrazina (banida da União Europeia), e do Glifosato banido da Alemanha.

Além do exorbitante número de aprovações, ainda é preocupante o número de pedidos de novos registros de agrotóxicos que se aglomeram em fila do MAPA, o que nos leva à conclusão de que a “boiada” está passando, e o “veneno”, de forma acelerada chega às nossas mesas, e nem mesmo a Pandemia do COVID-19 conteve a liberação de novos registros, ao contrário, o processo foi acelerado.

Este é um cenário assustador, a população e o meio ambiente estão expostos à danos muitas vezes irreversíveis, numa perversa cadeia de contaminação, pois uso de agrotóxico é um problema que gera muitos outros. A contaminação de peixes pode gerar doenças na população através do consumo da carne contaminada, e assim se dá com frutas, legumes e vegetais.

É preciso contrapor essa situação. Ao uso de agrotóxicos, existem alternativas que contribuem na produção de alimentos saudáveis, de base orgânica e agroecológica, que não faz uso de qualquer tipo de agrotóxico. A agroecologia é uma forma ecologicamente correta e viável de produzir alimentos, que se propõe a romper com o modelo predominante de agricultura no Brasil, o das monoculturas, que fazem uso de agrotóxicos em larga escala.

Existem diversos modelos de produção de alimentos que protegem a saúde humana e não degradam o meio ambiente, entretanto, cabe aos Governos efetivar políticas públicas, programas e projetos de financiamento da produção agrícola de base agroecológica, de valorização da agricultura familiar, e cabe a nós, sociedade civil organizada, movimentos sociais e sindicais cumprir nosso papel social de lutar pela produção de alimentos saudáveis. Chega de veneno na mesa!

FONTE: Secretaria de Meio Ambiente da CONTAG



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico