Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
MAIORIA DOS GOVERNADORES APÓIA
Maioria dos governadores apóia transposição
WhatsApp

06 de Janeiro de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
maioria dos governadores apóia

A transposição do Rio São Francisco tem apoio da maioria dos governadores de Estados nordestinos envolvidos no projeto - Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. As únicas vozes dissonantes vêm do sergipano Marcelo Déda - do mesmo partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT -, e de seu colega alagoano, Teotônio Vilela, do oposicionista PSDB.

Ironicamente, os dois Estados não são considerados nem doadores de água, como Bahia e Pernambuco, de onde vai ser retirada parte da água do rio, nem receptores (Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e um trecho do sertão pernambucano). Entre os técnicos, eles são chamados de doadores indiretos, porque as águas desviadas do rio na Bahia e em Pernambuco chegariam a Sergipe e Alagoas.

"Tenho uma posição crítica à transposição porque, na minha opinião, o projeto ?secundariza? os interesses dos Estados da Bacia do São Francisco, trata com timidez a questão da revitalização do rio e não resolve dúvidas relacionadas aos impactos ambientais", explica Déda. "Do mesmo modo, não me convenço de que o projeto, na forma em que se encontra, seja a solução técnica com o melhor custo-benefício para a falta de água no Nordeste Setentrional." Na sua opinião, não houve um "debate consistente" para a elaboração de políticas de recursos hídricos para o semi-árido nordestino. O governador acha que isso seria fundamental para que o projeto pudesse ser posto em prática.

"Não duvido das boas intenções do presidente e da sua equipe, por isso sempre quis que todos os governadores da região fossem envolvidos nos debates, ao lado dos movimentos sociais e de pesquisadores que estudam o assunto", argumenta Déda. "Por outro lado, a radicalização com a qual a transposição foi tratada, tanto pelos defensores quanto pelos que a combatem, terminou prejudicando um debate mais aberto e franco. Ainda há tempo para o diálogo e - quem sabe? - o consenso."

"Mesquinharia"

Do outro lado da mesa, o mais eloqüente defensor do projeto é o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), irmão do deputado Ciro Gomes (PSB-CE), um dos mentores do atual projeto de transposição, elaborado enquanto ele era ministro da Integração Nacional. "Praticamente não há cearenses contrários ao projeto", acredita Cid Gomes. "A transposição é de fundamental importância para o Nordeste como um todo."

Ele discorda dos grupos que acham que a revitali- zação deve ser feita antes da transposição. Para Cid, esse debate não passa de "mesquinharia" dos Estados que vão ser afetados pela retirada das águas. "Sabemos que o processo de assoreamento do rio é gravíssimo, mas ele vem acontecendo há séculos", diz. "A revitalização já está prevista no projeto, mas não há tempo de executá-la antes da transposição porque o que está em jogo é o abastecimento humano, que está próximo do colapso."

Déda responde que não é movido por "nenhum egoísmo hídrico ou fundamentalismo ambien- tal". E insiste: "O que não se pode é mexer num tema tão candente sem buscar um mínimo de consenso. Na luta contra a seca, todos precisamos da vitória. E será uma tragédia se, ao final, realizando-se ou não a obra, o Nordeste se dividir em ganhadores e perdedores."

Na Paraíba, o governador Cássio Cunha Lima (PSDB), buscou mobilizar a sociedade para apoiar a transposição. Em julho ele lançou o Comitê Paraibano em Defesa da Transposição do Rio São Francisco, que é presidido pelo arcebispo do Estado, D. Aldo Pagotto, e reúne representantes de vários setores sob o lema "Quem tem sede apóia". "É preciso deixar de lado as questões partidárias para que a obra seja feita, levando água de beber para os nordestinos", afirma Cunha Lima.

Para o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), é natural que não haja consenso. "É claro que uma obra dessa magnitude causa controvérsias. Respeito quem é contra, quem fala que é preciso mais debate, mas é preciso entender que chega uma hora em que o Executivo tem de tomar uma decisão. E foi decidido que esta é uma obra que vai ajudar o povo nordestino a ter acesso à água, a ter mais dignidade, por isso a apóio."

Segundo ele, obras de transposição são mais comuns do que se pensa. "Muitas metrópoles são abasteci- das por águas de rios transpostos. Cerca de 60% da água consumida em Salvador, por exemplo, vem do Rio Paraguaçu, que nasce na Chapada Diamanti- na e deságua na Baía de Todos os Santos."

(Correio de Sergipe) FONTE: Gazetaweb ? AL



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico