Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
REAF NO BRASIL!
Luta conjunta pelos direitos dos agricultores e agricultoras familiares da América Latina
WhatsApp

15 de Junho de 2015

TEMAS RELACIONADOS:
reaf no brasil!

Várias falas da América Latina com um mesmo objetivo, o de fortalecer a luta pelos direitos dos agricultores e agricultoras familiares na perspectiva de superar a pobreza, miséria e a fome. Assim, segue em Brasília-DF, a XXIII Reunião da Sociedade Civil Especializada da Agricultora Familiar do MERCOSUR. “Estamos avançamos com apresentação de um Estudo feito sobre "Incidência das Sociedade Civil na Construção e controle de políticas públicas nos países e em âmbito da REAF/ MERCOSUR. Onde abrimos diálogo com 5 deputados(as) da Frente Parlamentar por Segurança Alimentar da América Latina e Caribe, dentre outros temas”, destacou o vice-presidente, secretário de Relações Internacionais da CONTAG e secretário de Formação da COPROFAM, William Clementino.

Vale ressaltar que entre os debates estão sendo feitos aprofundamentos sobre a juventude rural. “Na perspectiva de fortalecer a juventude nos espaços de decisão do MERCOSUR, participantes do 4º Curso de Juventude da REAF/MERCOSUR também marcam presença no evento. Cada fala deles e delas vão somar no combate a fome na América Latina, tendo como conquista fundamental a Sucessão Rural na Agricultura familiar”, destacou a secretária de Juventude Rural da CONTAG, Mazé Morais.

Os participantes ainda aprofundam, debatem e refletem outras temáticas referentes a agricultura familiar na América Latina, a exemplo da Política de Igualdade de Gênero; Facilitação do Comércio; Acesso à Terra e Reforma Agrária; Gestão de Risco e Mudanças Climáticas e Registro Sindical.

Seguindo a metodologia de uma agenda participativa, democrática e construtiva, na perspectiva da Plenária da XXIII REAF que acontece na sexta-feira (18), os(as) representantes dos 13 países da América Latina, ainda conhecerão os vencedores do Concurso FIDA Mercosul: “Boas Práticas na Agricultura Familiar”, além de participação ativa em Oficinas, Seminário e Painéis Temáticos, como:

Oficina ampliada sobre Governança Fundiária

Oficina ampliada sobre Governança Fundiária, com a meta de conhecer, em linhas gerais, o processo inicial, evolução e o estado atual da governança fundiária na região latino-americana, assim como identificar progressos e desafios ao pleno desenvolvimento destas políticas , tendo moderador o secretário de Reordenamento Agrário (SRA), Adhemar Almeida.

Nessa perspectiva ainda devem acontecer duas Oficinas com foco fundiário. Uma para apresentação das experiências nacionais sobre governança fundiária em atividades na América Latina, partindo de uma abordagem histórica em com ênfase nas evoluções em matéria de implementação de mecanismos de políticas neste setor. E a outra Oficina, para que representantes da sociedade civil e de movimentos sociais comentem sobre a governança fundiária desde suas perspectivas.

Seminário REAF: “Políticas Públicas para Segurança e Soberania Alimentar: Produção e Abastecimento de Alimentos da Agricultura Familiar”

Seminário REAF: “Políticas Públicas para Segurança e Soberania Alimentar: Produção e Abastecimento de Alimentos da Agricultura Familiar”, que tem como objetivo conhecer as principais políticas públicas da região que associam a produção de alimentos da agricultura familiarao mercado de abastecimento de alimentos como parte das estratégias de promoção em segurança e soberania alimentar, assim como identificar os fatores que possibilitam e condicionam o desenvolvimento de experiências sustentáveis de abastecimento de alimentos da agricultura familiar em nível local, nacional e regional”, que tem a frente da reflexão o Dr. Florisvaldo Fier “Rosinha”- Alto representante do MERCOSUR.

Painéis Temáticos

A programação ainda conta painéis “Políticas Públicas de Abastecimento de Alimentos: participação da agricultura familiar nas definições estratégicas para segurança alimentar” e “Experiências empíricas sobre políticas públicas associativistas de produção territorial e de abastecimento interno de alimentos da agricultura familiar”. FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG- Barack Fernandes



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico