Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
LULA CRITICA O DEM E DIZ QUE SÓ
Lula critica o DEM e diz que só sonegador teme a CPMF
WhatsApp

30 de Novembro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
lula critica o dem e diz que só

Petista afirma que PSDB administra cinco Estados importantes e sabe que não pode prescindir do dinheiro, que vai para a área social

LETÍCIA SANDER

ENVIADA ESPECIAL A COLATINA (ES)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva atacou o DEM por sua oposição à CPMF. Na cerimônia de conclusão das obras de restauração da BR-259, em Colatina (ES), Lula disse ontem que o partido "torce todo santo dia" para as coisas não dêem certo no país e que quem tem "medo" da CPMF é sonegador.

"Na verdade, o dinheiro da CPMF é para a saúde, para a aposentadoria de trabalhador rural e para o Bolsa Família. É para isso que serve a questão da CPMF. Quem quer acabar?

Quem quer acabar, na verdade, além do PFL [DEM], que torce todo santo dia para as coisas não darem certo neste país, porque eles governaram durante 500 anos e não conseguiram fazer o que o país queria que fosse feito. Ora, eles agora ficam com o discurso de que é muito imposto. Na verdade, quem tem medo da CPMF é quem sonega imposto. Esse é que tem medo da CPMF, porque é o imposto que vai detectar quem está sonegando." Lula disse que, com a CPMF, o governo poderá devolver ao povo "o orgulho que nós nunca deveríamos ter perdido, de sermos brasileiros com B maiúsculo".

Depois, em Vitória, o presidente voltou ao assunto: "Todo mundo sabe que o país não pode prescindir de R$ 40 bilhões. Tudo mundo sabe que na nossa proposta apenas 13 milhões de brasileiros vão pagar. O restante do povo não vai pagar". O presidente se disse "tranqüilo" em relação à prorrogação da CPMF: "Eu estou muito tranqüilo. Acho que os senadores vão ter, na hora de votar, a responsabilidade de votar [a favor da CPMF]. Pode ter um pequeno grupo que pode agir sem responsabilidade, que é o PFL [DEM], que não tem perspectiva de nada. O PSDB tem cinco governos de Estados importantes -Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul. Como pode prescindir do dinheiro da CPMF?". O DEM tem 14 senadores, e todos dizem que votarão contra a prorrogação da CPMF. A direção do partido ameaça quem votar a favor.

Ainda em Vitória, Lula disse que, sem a CPMF, os programas sociais do governo serão prejudicados: "O dinheiro que a gente cuida do Bolsa Família, da aposentadoria rural, o dinheiro da educação -é o dinheiro da CPMF. Aqueles que votarem contra vão ter de arcar com a responsabilidade".

A cerimônia de Colatina virou um ato pró-CPMF. O ministro Alfredo Nascimento (Transportes) pediu empenho do governador Paulo Hartung (PMDB) e dos senadores presentes na prorrogação e atacou o DEM, que estaria "transformando os interesses da nação em uma pendenga política", e pediu que Deus "ilumine" os senadores. Dos três senadores do Estado, só Magno Malta (PR), cujo voto sobre a CPMF é incerto, não viajou a Colatina.

Ao discursar, Lula acusou FHC de omissão: "Nós tivemos um governador aqui, do PT, chamado Vitor Buaiz, meu grande companheiro Vitor Buaiz, que comeu aqui neste Estado o pão que o diabo amassou e que vivia em Brasília acreditando que o presidente Fernando Henrique Cardoso iria ajudá-lo, e não ajudou". FONTE: Folha de São Paulo ? SP



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
JOVEM SABER (Novo)
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico