Nesta quarta-feira pela manhã (12/12) o deputado Ivar Pavan (PT/RS) estará em Brasília, participando do anúncio da criação da Universidade Federal da Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul que atenderá o Norte gaúcho, Oeste catarinense e Sudoeste do Paraná. A solenidade será presidida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que fará assinatura de atos e ações complementares ao Plano de Desenvolvimento da Educação.
O projeto da nova universidade está sendo construído com a participação dos movimentos sociais. A Comissão de Projetos terá a segunda reunião no dia 13, em Florianópolis onde detalhará o perfil da nova instituição. O grupo é formado por 22 pessoas, sendo 11 integrantes do Movimento Pró-universidade e 11 indicados pelo Ministério da Educação. A estimativa é ter o projeto pronto até o final de janeiro. Depois, o projeto tramita no Governo e no Congresso Nacional. Caso não haja entraves, a universidade começa a funcionar no segundo semestre de 2009.
A nova universidade deve ter 30 cursos, iniciando com 14. De acordo com critérios estabelecidos para a localização, o Movimento sugere ao MEC que a sede seja em Chapecó (SC), dois campi no RS e um no PR. Os campi gaúchos deverão estar localizados no Alto Uruguai e Missões. A localização do campus paranaense está em debate nesta segunda-feira naquele estado.
No último sábado (08/12), em Chapecó (SC), a coordenação do Movimento Pró-universidade consensuou que a nova instituição atuará em todas as áreas do conhecimento, com foco voltado à agricultura familiar, que tem forte presença na Mesorregião.
O deputado Ivar Pavan integra a coordenação do Movimento e salienta que o grande diferencial desta universidade é o processo de construção coletiva do projeto. "Os movimentos sociais estão participando diretamente na definição do perfil da instituição. Isto aproxima muito a comunidade dos campi", observa. FONTE: ClickErechim ? RS