Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
LUIS NASSIF - O PAPEL DA AGRICU
Luis Nassif - O papel da agricultura
WhatsApp

14 de Março de 2008

TEMAS RELACIONADOS:
luis nassif - o papel da agricu

14/03/2008 07h07

Especial para o Diário

Ex-ministro da Fazenda no governo Geisel, responsável - do lado do governo - pelo início da exploração do cerrado, Alysson Paulinelli não vê saída no ministério, na sua conformação atual.

Dos anos 1990 para cá, o ministério foi perdendo atribuições. Perdeu o tema do meio ambiente, da agricultura familiar, da reforma agrária e da pesca. E perdeu violentamente recursos, mesmo os básicos, de defesa sanitária.

Ainda por cima, não conseguiu se situar adequadamente nos novos tempos, que transformaram o Brasil em uma das grandes potências agrícolas do mundo. Enquanto o País era um jogador menor, não despertava resistências dos grandes consumidores. Player maior, passará a ser alvo de toda sorte de manobras protecionistas. E a arena onde se dará esse jogo será a da certificação.

A globalização ampliou o conceito de certificação. Hoje em dia é utilizado não apenas para analisar a conformidade do produto (se segue as especificações internacionais), mas até as práticas e processos - se respeita meio ambiente, social, econômico.

Os recentes problemas com a exportação de carne para a União Européia refletem bem esse jogo de pressões. O consumidor europeu foi duramente afetado pela decisão de embargar a carne brasileira - que provocou alta de 50% nas partes exportadas, os cortes nobres (filé, contra-filé, alcatra, picanha etc.). Mas os produtores irlandeses conseguiram avançar valendo-se de normas técnicas.

O que levou ao bloqueio foi a não-conformidade das normas, por parte dos produtores brasileiros.

Segundo Paulinelli, jamais o Ministério da Saúde e a Secretaria de Vigilância Sanitária conseguirão dar conta da fiscalização do setor. Não possuem nem recursos, nem pessoas, nem condições de fiscalizar um país continental.

ATUAÇÃO

Em sua opinião, o papel de cada ente público e privado deveria ser o seguinte:

1. O Ministério da Agricultura deveria concentrar todos os esforços nos fóruns internacionais de certificação. Cada produto, cada processo terá de ser acompanhado, de maneira articulada com os órgãos normatizadores (Inmetro, ABNT) e com as universidades;

2. O ministério deveria delegar aos Estados o papel de policia, de fiscalização;

3. Por sua vez, os Estados deveriam transferir para cooperativas e associações o poder de certificar, já que o maior interessado na boa certificação é o próprio produtor - que pode ter suas exportações bloqueadas em caso de falha.

Hoje o processo de certificação é uma bagunça ampla e completa. O Brasil adotou o modelo europeu, de identificar cada cabeça de gado em cada propriedade. Os laudos técnicos deveriam ser emitidos por empresas certificadoras. Cabe a elas dar o laudo e encaminhar todas as informações para o Sisbov (o sistema de registro de gado bovino).

Esse modelo acabou gerando inúmeros aventureiros que montaram agências certificadores sem nenhum controle. Há agências certificadoras gaúchas que emitem certificados para fazendas mineiras, por exemplo, sem nunca ter comparecido ao local. Cobram caro, não são confiáveis. E, nas horas críticas, deixam o produtor vulnerável às represálias externas.

Milagre do cerrado 1

Há dois anos, Paulinelli recebeu prêmio nos EUA por sua contribuição à agricultura do cerrado. Com ele foi homenageado o professor McCollin, homem que primeiro estudou as possibilidades da região, permitindo que, pela primeira vez, terras aparentemente imprestáveis fossem recuperadas para a agricultura.

Milagre do cerrado 2

McCollin é uma prova viva da importância de Nelson Rockefeller para a agricultura brasileira. Foi financiado pelo Instituto montado por Rockefeller na fazenda de Matão que Ajudaram a criar as bases de uma agricultura tropical - muito mais eficiente e menos predadora do que a de países temperados. Esse é o maior trunfo brasileiro.

Certificação 1

Hoje há um grupo de 16 professores da Esalq (Escola de Agricultura Luiz de Queiroz) estudando a questão da certificação. Há duas tendências hoje em dia: certificar o produto, ou certificar o produtor. O estudo da Esalq defende a certificação de regiões, já que por produto seria financeiramente inviável.

Certificação 2

Do mesmo modo, a certificação por fazenda seria complicado e daria armas para os adversários. No Brasil convive a moderna propriedade agrícola com a agricultura de subsistência. Se se quiser certificar toda a região, fazenda por fazenda, a agricultura de subsistência não passaria nos testes. FONTE: Diário do Grande ABC ? SP



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico