Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
LIMITADO POR GRÃOS, ALGODÃO AVA
Limitado por grãos, algodão avança pouco
WhatsApp

27 de Dezembro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
algodão ava
limitado por grãos

27/12/2007

Depois de registrar um aumento expressivo de área e produção nos últimos anos, a expansão da cultura do algodão no Brasil deverá desacelerar. O crescimento da área para plantio de grãos - soja e milho - e de cana deve limitar o avanço da pluma, que teve forte retomada no país a partir dos anos 2000.

Sinais de que o freio de mão já foi puxado são observados nesta safra 2007/08. O plantio no país deve subir 5% e a produção 5,5%, segundo estimativas preliminares da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa). O crescimento é tímido, considerando que a produção da pluma chegou a avançar, em média 50%, nas safras 2003/04 e 2006/07.

O algodão voltou a se consolidar no país a partir de 2000, alcançando a excelência de qualidade e tornando-se referência no mercado internacional, duas décadas depois de ter sido relegado a segundo plano. Naquela época, a fibra brasileira era considerada de qualidade duvidosa pelo mercado.

Diante das perspectivas atuais - preços atraentes para o milho e soja - e avanço da cana pelos quatro cantos do país, apenas o 'efeito China' desvia o algodão de seu atual crescimento letárgico, acredita boa parte dos analistas ouvidos pelo Valor. Nesse caso, qualquer sinal de maior demanda por parte dos chineses, o cenário para o algodão não mudaria apenas no Brasil, mas em todo mundo.

Nenhum analista decreta o fim do algodão no Brasil. Muito pelo contrário. Os avanços obtidos nas lavouras nos últimos anos alçaram o país ao posto de quarto maior exportador mundial. No entanto, a fotografia atual e a projetada para os próximos dois anos colocam a soja, o milho e a cana como as principais culturas com condições de aumento expressivos de área no Brasil por conta do boom da demanda por biocombustíveis e alimentos no mundo.

Nesta safra, depois de muitas incertezas, os produtores de algodão devem ocupar uma área de 1,151 milhão de hectares, um crescimento de 5% sobre o ciclo anterior. A produção da pluma está estimada em 1,608 milhão de toneladas, com alta de 5,5% sobre a safra 2006/07. As exportações estão estimadas em 600 mil toneladas, avançando cerca de 50% sobre a safra anterior. Os produtores estão comprometidos com contratos de exportação até pelo menos 2010. E é esse o motivo que leva o produtor de algodão a seguir firme na pluma, apesar da melhor rentabilidade atual de outras culturas.

Segundo Aires Rocha Pereira, diretor-executivo da Abrapa, o dólar enfraquecido sobre o real é um dos principais fatores de desânimo do setor. Mesmo com a moeda americana fraca, os produtores mantêm os embarques para não perder mercado.

Cultura cara, com o custo três vezes maior que o da soja, por exemplo, o algodão não costuma atrair novatos mesmo quando há um salto dos preços internacionais. "O algodão é uma cultura complexa. Expandir área exige investimento pesado. Além disso, os riscos climáticos podem prejudicar toda uma lavoura", diz José Vicente Ferraz, diretor da AgraFNP, justificando a menor mobilidade da cultura em relação a outras commodities. A China é o fiel da balança neste mercado. "Se houver uma demanda muito aquecida por parte da China pela pluma, as coisas mudam", acrescenta.

Para Marco Antonio Aloísio, da trading Esteve, o estímulo para se investir em algodão não depende somente da China. "Se os preços do algodão dispararem, os produtores podem investir na cultura [pluma]", afirma. Segundo Aloísio, não dá para afirmar categoricamente que a tendência atual para o algodão é a estabilidade de área e plantio no país. "Hoje, a situação do dólar não está favorável."

Os números mostram que o algodão teve seu auge no Brasil nas décadas de 70 e 80, mas a cultura foi declinando nos anos seguintes. Há quase três décadas, o país produzia cerca de 900 mil toneladas de algodão, mas a qualidade era considerada ruim. A retomada da produção ocorreu a partir dos anos 2000. Na safra 1999/00, o país saltou de uma produção de 700 mil toneladas para 1,6 milhão de toneladas projetada para este novo ciclo. No mesmo período, a área saltou de 823 mil hectares para 1,151 milhão de hectares, com um crescimento de 65% na produtividade por hectare.

De líquido importador, o Brasil tornou-se importante player no mercado internacional, com seu produto reconhecido pela qualidade. Na safra 2007/08, as indústrias devem importar 70 mil toneladas, recuo de 33% sobre a safra anterior. As importações estão concentradas no Nordeste, que possui incentivos fiscais nessas aquisições. Tim Kuba, diretor-executivo da Santista Têxtil, uma das maiores do país, lembra que o cenário era muito diferente há quase uma década, quando as companhias importavam mais de 40% de suas necessidades.

Apesar de ter benefícios fiscais para importar, a região Nordeste se abastece da produção do oeste baiano, único Estado que tem aumentado expressivamente a área para algodão no país. A Bahia é o segundo maior produtor de algodão, atrás do Mato Grosso. FONTE: Valor Econômico ? SP



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico