Os jovens rurais de todo país comemoraram na sexta-feira (12/8) o Dia Internacional da Juventude, instituído em 2002 pela Lei 10.515. A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para celebrar a motivação e a energia dos jovens, além de reconhecer o papel deles na construção da paz e do desenvolvimento.
“A comemoração deste ano é especial principalmente para nós, jovens rurais brasileiros, já que estamos às vésperas de mais uma edição da Marcha das Margaridas”, disse a secretária de Jovens da Contag, Elenice Anastácio.
Programação - Vários países participaram dessas comemorações, além do Brasil. Na Costa Rica, a programação - que incluiu espetáculos de dança, música e atividades desportivas - dividiu a atenção com espaços de educação sexual e técnicas de empreendedorismo.
Em Gana, a noite cultural da juventude africana foi transmitida ao vivo em rede nacional de TV. No evento, artistas de língua inglesa além de muitos nomes da África francófona. O espetáculo com o tema “Celebrando a herança, inspirando o futuro” foi o primeiro evento do tipo em Gana.
Longa Duração - Segundo a Unesco, a data faz lembrar o desafio de ajudar a capacitar os jovens, responder às suas expectativas e ideias e promover habilidades úteis e de longa duração. FONTE: Agência Contag de Notícias - Danielle Santos