As solicitações incluem ainda isenção do pagamento do programa Troca-troca de Sementes por parte dos atingidos pela chuva; concessão de 400 sacas de semente de milho de forma gratuita; concessão de sacas de semente de feijão para a safrinha de fevereiro, de forma gratuita; prioridade nos programas de concessão de crédito e programas de Governo do Estado a juros subsidiados e Financiamento através do FDR (Fundo de Desenvolvimento Rural) para reconstrução de galpões, estufas e estábulos.
O secretário da agricultura, Antônio Ceron, adiantou que será feito o pagamento do programa Troca-troca de sementes e será agendada uma visita ao Ministério do Desenvolvimento Agrário para pedir a renegociação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O governador também pediu que fosse agendada uma reunião entre Badesc e a SDR de Braço do Norte para discutir a viabilização dos financiamentos.
De acordo com a Defesa Civil, conforme relatórios enviados por 18 municípios atingidos, o prejuízo que as chuvas de granizo do último dia 20 trouxeram às lavouras está em R$ 15.087.048,00 mi- lhões. Do total de 25 municípios atingidos, em 15 foi decretada Situação de Emergência.
O diretor do Departamento Estadual de Defesa Civil, Márcio Luiz Alvez, disse que foram feitos os atendimentos emergenciais e que agora a Defesa está trabalhando em parceria com as prefeituras de todos os municípios atingidos pelas chuvas de granizo no Estado, levando toda a documentação necessária para buscar os recursos. FONTE: A Tribuna ? SC