A Contag realiza entre hoje (23) e sexta-feira(26) a II Plenária Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. O evento vai reunir 715 representantes das 27 federações ligadas à Contag no auditório da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), em Luziânia (GO). O objetivo do encontro é avaliar as ações da atual diretoria da confederação nos últimos dois anos de mandato e sugerir melhorias para os próximos dois.
A solenidade de abertura da plenária está marcada para 16 horas. Amanhã (24), durante todo o dia, os participantes se dividirão em 11 grupos temáticos para discutirem os pontos mais relevantes do documento base. Na quinta (25) e sexta-feira (26), os trabalhadores se reúnem na plenária para votação.
Para preparar a Plenária Nacional, federações e sindicatos de trabalhadores rurais de todo o país estiveram mobilizados, desde julho, nos encontros estaduais. Neles foram debatidos o documento base que descreve a atuação de cada secretaria da Contag, nos últimos dois anos. Homens, mulheres, jovens e representantes da terceira idade deram sugestões para melhorar a atuação da confederação.
Na quarta-feira (17), a comissão organizadora da plenária nacional se reuniu na sede da Contag, em Brasília, para os últimos preparativos do evento. Na ocasião, o secretário geral da entidade, David Wylkerson, disse que o empenho de todos para participar da reunião mostrou que as expectativas são boas. "Mais de 20 federações estiveram representadas nessa reunião, convocada emergencialmente, e isso demonstra um empenho das federações em participar da plenária nacional e garantir um debate político saudável".
Clique aqui e veja a programação completa
Emmanuelle Nunes
Agência Contag de Notícias