Os ônibus dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito federal chegaram cedo à capital federal para participar do 2º Festival Nacional da Juventude Rural promovido pela Contag e pelas Fetags.
O perfil das delegações da Região Centro-Oeste combina lideranças novas do movimento sindical dos trabalhadores rurais (MSTTR) com militantes que estão na luta da juventude rural há vários anos. Dalvanira Lopes Roriz, do município goiano de Santo Antônio do Descoberto, é uma jovem que já tem muita história para contar.
A sindicalista esteve presente no 1º Festival Nacional da Juventude Rural, em 2007, e também participou do Festival Estadual de Goiás, em março deste ano, em Anápolis. Ela também milita no grupo de jovens do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de seu município.
Dalvanira constata que muitas das reivindicações da primeira edição do Festival da Juventude não foram atendidas pelo governo federal. No entanto, ela não desanima e deposita suas esperanças na luta dos jovens do MSTTR. “Espero que a gente consiga avançar em políticas públicas efetivas para a juventude rural”, afirma. FONTE: Agência Contag de Notícias