Os trabalhadores e trabalhadoras rurais de Petrolina vão discutir, no próximo dia 16, a proposta de pauta de reivindicações da campanha salarial. A data foi definida durante o seminário, que aconteceu em Juazeiro, nos dias 23 e 24 de novembro.
Cerca de 200 delegados e delegadas sindicais da Região do Vale do São Francisco participaram do seminário. O objetivo do evento foi discutir e construir o documento-base das negociações com a classe patronal, que começam a partir de janeiro/2008.
De acordo com a secretária de Assalariados e Assalariadas do STTR de Petrolina, Maria Joelma da Silva, as reivindicações são fundamentais para os agricultores e agricultoras. "A negociação do Contrato Safra é um desafio para o trabalhador. O contrato não garante ao empregado rural seus direitos trabalhistas. Ficam sem a garantia de emprego e direitos, como aviso prévio. Precisamos rever isso".
O secretário de Assalariados e Assalariadas do STTR de Juazeiro, Ariosvaldo Cardoso, também acredita que o seminário apontou avanços relevantes para os trabalhadores e trabalhadoras da hortifruticultura. Cardoso destaca a proposta de reajuste salarial de R$455, 20% acima do salário mínimo.
Com informações do STTR de Petrolina