João Calazans (foto), 50 anos, presidente do STTR de Pingo D´Água e da Associação do Assentamento Chico Mendes, e ex-coordenador do Pólo Regional Rio Doce da Fetaemg, foi assassinado na noite desta terça-feira (11), com um tiro na nuca. Ele estava em casa, com a família, no assentamento Chico Mendes, que fica na sede do sindicato. João foi levado imediatamente para o hospital, mas não resistiu.
Ele era uma importante liderança política dos trabalhadores e trabalhadoras rurais da região. Conselheiro da Mata do Parque Estadual Rio Doce e ex-secretário Municipal de Meio Ambiente, João Calazans dedicou sua vida à luta em defesa da agricultura familiar. O sindicalista incomodou latifundiários do Vale do Rio Doce e do Vale do Aço, denunciou as péssimas condições de trabalho e a super-exploração de trabalhadores nas carvoarias da região e, com isso, se colocou contra interesses poderosos .
João Calazans vinha travando outra importante luta no Assentamento Chico Mendes. As terras foram ocupadas em 1999 e, mesmo após a criação do assentamento, as famílias estão mobilizadas contra a morosidade do Incra, que ainda não finalizou o parcelamento da área.
Até agora, as autoridades não têm pistas sobre o assassinato de nosso companheiro. A Contag exige punição exemplar do assassino e dos mandantes e espera que a Justiça aja de forma rápida e rigorosa contra os responsáveis por mais essa barbárie no campo brasileiro.