Trezentos e quatro milhões de litros de biodiesel comercializados, o equivalente a R$ 567 milhões. De acordo com dados preliminares da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), esse foi o resultado alcançado pelo sexto leilão de biodiesel realizado na terça-feira (13). Esse edital foi disputado apenas por produtores detentores do Selo Combustível Social, concedido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Participaram do leilão sete empresas, sendo que 47% do produto foi comercializado pela Brasil Ecodiesel - o maior comprador é a Petrobras. O principal objetivo é garantir o cumprimento da legislação que determina a mistura obrigatória de 2% de biodiesel no óleo diesel (B2), a partir de janeiro de 2008.
Segundo Arnoldo de Campos, diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, foi registrada uma concorrência acirrada entre as indústrias, o que fez com que o preço ficasse abaixo do estabelecido pelo Governo Federal - deságio de 22,3%. Os contratos resultantes desses leilões serão assinados no início de dezembro. O prazo de entrega do biodiesel vendido é de 1º de janeiro a 30 de junho de 2008.
A maior parte do biodiesel comercializado terça-feira é proveniente de usinas do Rio Grande do Sul (25%). Na participação por região, no entanto, o Nordeste lidera com 35%. "Esse é um dado importante, pois trata-se do público prioritário do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel. Com este resultado, o Governo continua perseguindo suas metas de inclusão de agricultores familiares nessa cadeia produtiva", avalia.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário