Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Lei da Agricultura Familiar é sancionada na Bolívia
WhatsApp

28 de Janeiro de 2013


CIOEC Bolivia
TEMAS RELACIONADOS:
relações internacionais

A COPROFAM, por meio da organização filiada na Bolívia, comemora depois de mais de uma década de luta pela Lei de Organizações Econômicas Camponesas Indígenas e Originárias (OECAS) e a Integração dos Sujeitos da Agricultura Familiar Sustentável para a Soberania Alimentar.

A lei foi promulgada no sábado, 26 de janeiro, pelo presidente Evo Morales, que declara a agricultura familiar de interesse público e nacional por ser a base da soberania alimentar do povo boliviano.

"A Lei resgata e valoriza a contribuição da mulher e jovens rurais no desenvolvimento produtivo, propõe um sistema integral financeiro para as OECAS, a institucionalização de um espaço de integração denominado CIMEIRA DE INTEGRAÇÃO PRODUTIVA proposto para o diálogo produtivo a nível nacional", realçou o chefe de Estado.

Em seu discurso, comprometeu a dar atenção às demandas de melhoria da produção e economia dos “donos milenares da terra”, destacou.

''Se a nível nacional estamos bem economicamente, agora a tarefa é que a nível da família, especialmente das áreas rurais, queremos estar bem economicamente, essa é a missão, essa é a tarefa que temos', assinalou o chefe de Estado.

Com um discurso emotivo, o presidente da Coordenadora Nacional de Organizações Econômicas Camponesas Indígenas e Originárias (CIOEC BOLÍVIA), Carlos León Huaynahuayna, em nome dos agricultores(as) familiares do país, comprometeu-se a apoiar a consolidação até 2025, o Bicentenário da Bolívia, a consolidação da soberania alimentar do país.

“Hoje os pequenos produtores celebram a promulgação desta norma que visibiliza os pequenos produtores como trabalhadores rurais, depois de décadas de marginalização e abandono”, enfatizou. “Com esta lei, vamos impulsionar um pouco mais forte (a produção), talvez caminhávamos lento, invisíveis, mas agora vamos caminhar com mais força, com a cabeça alta”, dimensionou.

León pediu o acompanhamento das famílias camponesas para atingir a passo firme a segurança e soberania alimentar da Bolívia.

“Aos irmãos jovens, queremos que fiquem no campo e não queremos que se vão às cidades”, disse e apontou o fortalecimento da agricultura familiar sustentável e diversificação da produção agrícola.

Posicionamento da secretária geral da COPROFAM – Alessandra Lunas

“Para nós é uma conquista da COPROFAM. Primeiro, porque o conceito da agricultura familiar é muito novo, principalmente para os países andinos. Eles têm uma cultura indígena muito forte, mas sempre fizemos questão de trazê-los para os espaços da Reunião Especializada sobre a Agricultura Familiar (REAF). Então, vemos o quanto essa discussão vai amadurecendo e vai qualificando. Há um ano, em um encontro conosco, o vice-ministro da Bolívia afirmou que no país não havia agricultura familiar, isso por conta das diferenças conceituais. Por isso, nesse período, iniciamos um processo de reflexão com o governo. Agora, é muito gratificante para a COPROFAM ver tudo isso acontecendo. Essa conquista fortalece a ação em cada país, pois as organizações descobrem a sua força de pautar, que têm conteúdo para isso, e de maneira articulada entre os países demos passos significativos no fortalecimento da agricultura familiar. Essa Lei, inclusive, avança em relação à Lei da Agricultura Familiar Brasileira. Ela traz um diferencial ao dar visibilidade ao trabalho das mulheres no campo e um recorte importante para a sucessão rural.” FONTE: www.cioecbolivia.org



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico