A noite de ontem marcou o lançamento oficial da 57ª edição da Exposição Agropecuária e Produtos Derivados de Alagoas, Expoagro, no Parque da Pecuária. Através de uma cerimônia memorável, com hasteamento da bandeira e discursos de autoridades do Estado, é dada a largada ao evento que promete ser um sucesso econômico e cultural para Alagoas.
Ao entrar no Parque da Pecuária, a inconfundível constatação de estar em um megaevento: Crianças encantadas passeando sobre pôneis ou charretes, parque; e uma fazendinha, equipada especialmente para inserir o público mirim no universo rural.
Com números que superaram as expectativas da organização do evento, nesta edição há cerca de 100 estandes, dos mais diversos segmentos. Através da cobertura e divulgação da Gazeta, o número de visitantes também tem sido surpreendente.
A Expoagro é um dos eventos de maior circulação econômica para o Estado, onde são leiloados eqüinos, bovinos e ovinos. Espera-se movimentar, com os remates, cerca de R$ 6 milhões para Alagoas. O destaque também é cultural. No evento, não faltam atrações folclóricas, shows e diversão para toda a família.
"Este evento é a maior demonstração da força da Organização Arnon de Mello. A Expoagro possui uma estrutura, na ciência e na técnica, que se equipara ao mundo inteiro. Apresentamos criadores de todo o Brasil para o Estado", diz o presidente do conselho estratégico da OAM, Carlos Mendonça, lembrando que também é criador. "Aqui os criadores se reúnem, trocam informações. O evento mostra a qualidade do Estado em quebrar barreiras e sua face produtiva. Além de ser uma festa para toda a família"
Para o diretor executivo da OAM, Luís Amorim, esta edição consagrou a marca da Exposição. "Com a pujança do evento, a Expoagro 2007 consegue movimentar o maior número de participantes e estandes, além de milhões de reais para Alagoas", avalia. "Nesta parceria, vemos os esforços da mídia, mostrando para o público a grandiosidade do evento".
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), Álvaro Almeida, destaca a importância da Feira de Exposições para a agricultura e pecuária alagoana. "A Federação participa todos os anos e vemos que, neste ano, a participação pública está ainda maior. A Expoagro gera emprego, renda, além de intensificação da qualidade de produção. É um momento em que há palestras de qualificação e todas essas atrações", cita Álvaro Almeida.
Na cerimônia, o secretário Estadual da Agricultura, Alexandre Toledo, mostrou, em seu discurso, a importância da agricultura familiar, mesmo para evitar a violência. "Com uma melhor política de Agricultura Familiar, a população rural não terá mais interesse em migrar para a área urbana. As famílias vêm para cidade, não encontram emprego ou oportunidades e se entregam à marginalidade", explica, alertando para a importância de valorização da agricultura. "Quase 600 mil pessoas dependem da agricultura familiar".
Agricultura Familiar e Artesanato
Entre os estandes distribuídos, quem visita a Feira encontrará agricultura em família e artesãos. Osvaldo da Silva vende farinha há cinco anos para supermercados e aprova o evento. "Tem muita gente, é mais fácil vender", comenta Osvaldo.
O artesão Gandh Gouveia, da Fundação Augusto Gouveia, há cinco anos ministra aulas de artesanato para 20 famílias. Com produções derivadas do côco, Gandh vê na Expoagro uma grande oportunidade para mostrar seu trabalho. "A Expoagro é muito importante para os artesãos, torna nossa produção conhecida, traz novidades e troca de informações", revela. Para Gouveia, há uma tendência de melhoria econômica para o artesanato. "As vendas estão melhorando. Há uma política de distribuição de renda melhor, além de feiras como esta, que têm um alcance extraordinário de pessoas", analisa. FONTE: Gazetaweb ? AL