A prefeita de Laje, um município de 21 mil habitantes, no vale do Jiquiriçá, Ilma Maria Barreto (Dem), ainda não discute a questão da reeleição em 2008 e prefere continuar a implementar um programa de governo que tem como bases a saúde, inclusive com um projeto modelo no país na área de saúde bucal, bem como em educação e no apoio à geração de emprego e renda, com ênfase para a questão da agricultura familiar. Ainda no setor rural o Governo Municipal tem direcionado investimentos para a conservação de uma complexa malha de dois mil quilômetros de estradas vicinais.
Formada em Letras e com experiência em direção escolar, além três mandatos legislativos como vereadora mais votada do município, chegando a ocupar por três vezes a presidência da Câmara de Vereadores, ela se considera de certa forma uma felizarda, porque o setor rural (o seu principal segmento econômico) embora com maior destaque para produção da mandioca e a pecuária, tem uma economia diversificada com cacau, cravo, banana e laranja, entre outros produtos. Além disto, 70% da população do município vive na zona rural.
"Hoje, nós desenvolvemos um trabalho de fortalecer aos pequenos produtores. Já temos mais de 40 associações de pequenos produtores rurais e estamos apoiando a formação de associações de sem terra para ver se adquirimos terras mais baratas em outros municípios, porque a terra em Laje ainda é cara", explica Ilma Maria Barreto que mantém, inclusive, um suporte de assistência técnica aos pequenos produtores.
A prefeita observa que o seu município é o que mais tem obtido recursos do Pronaf na região e possivelmente na Bahia, graças ao apoio do Banco do Nordeste. Em Laje funciona apenas a agência do Banco do Brasil, que segundo ela ainda tem algumas dificuldades para atender à grande demanda de créditos para o setor rural, onde vivem mais de 14 mil habitantes e um número elevado de pequenos produtores.
Saúde
Ilma Maria Barreto destaca ainda que a saúde é plena há oito anos em Laje e isto significou um importante avanço nesta área. Hoje, a cidade tem mais de 20 especialistas que atuam no atendimento à população local e de mais 14 municípios pactuados. "Laje funciona como uma espécie de referência regional, com uma equipe de bons especialistas em diversas áreas e estamos investindo num projeto que nos transformará também numa referência em Saúde Bucal no país".
Ela destaca a proposta de implantação de escovódromos - unidades para escovação de dentes - nas escolas da rede municipal de ensino, onde semanalmente, os alunos têm um dia por semana assistência preventiva e curativa para a cárie dentária, um projeto em parceria com a UFBA. Anuncia para o dia 21 de outubro, o início de um trabalho na comunidade para a prevenção do câncer bucal em conjunto com uma equipe de Associação Baiana de Odontologia.
Para a prefeita, a cidade tem também um hospital que não tem a infra-estrutura desejada, em termos de equipamentos, mas que oferece um diferencial de atendimento em diversas especialidades. "Nosso investimento foi direcionado para um fator importante, o capital humano. Na educação, por exemplo, 100% dos nossos professores são graduados e mais de 50% pós-graduados e numa pesquisa recente, nossa administração estava com um índice de aceitação de 92% pela população de Laje".
Aumento
Ainda na educação, ela contabiliza o maior aumento para professores na Bahia este ano, com um reajuste de 23,7% e agora em outubro, está mudando todos os professores de nível, com um adicional de 5% sobre o salário e dando mais 10% para os professores que lecionam apenas no município, como um prêmio pela exclusividade.
Anunciou que não pretende concorrer à reeleição se não tiver respaldo popular e isto será medido na época da decisão através de pesquisas qualitativas. Ela conta que se considera uma pessoa dinâmica, com competência e habilidades, o que oferece condições para concorrer à reeleição, mas sem pretender brigar personalisticamente pelo seu nome ou mesmo pela presidência do partido, porque as decisões teriam de ser tomadas com diálogo e entendimento com outras lideranças locais e pessoas do seu grupo político.
Defensora da idéia de que é possível administrar os recursos públicos com transparência e responsabilidade, Ilma Maria Barreto pretende deixar como a marca da sua gestão um exemplo para outros administradores. "O nosso relacionamento com o Legislativo é muito bom e não tivemos problemas na aprovação das matérias de interesse da população, que é uma prioridade", finalizou. FONTE: Agora Online ? BA