Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
LACTEC VAI DEBATER USO DO BIODI
Lactec vai debater uso do biodiesel para a produção de energia elétrica
WhatsApp

08 de Novembro de 2007

TEMAS RELACIONADOS:
lactec vai debater uso do biodi

O Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) vai promover, na próxima terça-feira (13), um evento de discussões e palestras sobre o uso do biodiesel na geração de energia elétrica. O II Workshop da Rede Bioenerg reunirá profissionais em bioenergia que vão expor experiências e usos do biocombustível. O evento vai marcar também a inauguração de um grupo gerador operando a biodiesel puro (B100), equipamento de energia elétrica com capacidade para suprir parte da demanda do Laboratório de Emissões Veiculares (Leme) do Lactec.

O Workshop é uma parceria do Lactec com o CNPq, Copel, UFPR e UTFPR, Maquigeral e Brasilecodiesel. Profissionais da Secretaria da Agricultura e do Iapar irão apresentar o Programa Paranaense de Bioenergia (Biodiesel e Agricultura Familiar) e plantas oleaginosas para produção de biodiesel no Paraná. A UFPR irá mostrar as principais tecnologias para produção de biodiesel em pequena e larga escala e pesquisadores do Lactec, da UTFPR e do Tecpar irão palestrar sobre a qualidade do biocombustível e o desempenho do combustível em grupos geradores.

Segundo a pesquisadora do Departamento de Tecnologia em Materiais do Lactec, Helena Maria Wilhelm, coordenadora da Rede Bioenerg, o Workshop pretende disseminar - além do uso do biocombustível no setor elétrico - a importância deste na agricultura familiar paranaense. \"Com a substituição parcial ou total do óleo diesel pelo biodiesel em grupos geradores remotos, isolados ou emergenciais, as concessionárias de energia elétrica vão contribuir para a auto-sustentabilidade do país. O biodiesel é um combustível renovável, ecologicamente correto e, que pode gerar muitas oportunidades para o pequeno produtor rural\", afirma a pesquisadora.

Segundo Helena o equipamento que vai funcionar no Leme representa um avanço no uso do biodiesel no setor energético. "Eu desconheço o uso de biodiesel puro em grupos geradores nas concessionárias de energia elétrica do país. Elas ainda se mostram resistentes ao combustível ou misturas com diesel devido à falta de parâmetros técnicos que comprovem seu desempenho. Nós vamos monitorar o equipamento instalado no Leme para avaliar a viabilidade técnica do uso do biodiesel na geração de energia elétrica para esclarecer pelo menos parte das dúvidas levantadas pelas concessionárias", explica.

Helena afirma que estudos do Lactec já comprovaram alguns aspectos da economia gerada pela nova tecnologia. "O que nós já sabemos é que a utilização do biodiesel em substituição ao óleo diesel gera uma redução nos teores de material sólido que sobra da combustão do combustível e de gases de efeito estufa", completa a pesquisadora.

O II Workshop da Rede Bioenerg será realizado no Salão das Araucárias do Lactec, na Av. Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico, em Curitiba. O Lactec fica dentro do complexo do Cietep - Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores das Indústrias do Paraná. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail: silvia@lactec.org.br ou pelo telefone 41 3361-6129 até as 12:00 de sexta-feira (09). O Workshop terá início às 08h00 e término previsto para as 18h00. FONTE: Paraná Online ? PR



WhatsApp


Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico