Español   /   English   /   中国人   /   Français   /   Deutsch Arrecadação  /   SisCONTAG  /   Guias  /   Webmail  /   Eventos  /   Todos os sistemas  /   Login
               
 
 
11°CNTTR
Juventude rural quer a permanência no campo com qualidade de vida
WhatsApp

06 de Março de 2013

TEMAS RELACIONADOS:
11°cnttr

A juventude rural, que participa no 11º Congresso da Contag com 22% da cota, vem efetivando políticas públicas estruturantes para seu fortalecimento e luta. Os jovens e as jovens que participam do 11ºCNTTR falam das suas expectativas, o que esperam para os próximos anos e da participação deles neste importante momento de deliberação e aprovação político-sindical rural.



Rodrigo Mateus de Bona, da região sudeste, sindicalizado no STTR de Saldanha Marinha no Rio Grande do Sul, conta que este é seu segundo Congresso. “Percebi na abertura (do 11º CNTTR) que podemos superar muitas questões da juventude rural, principalmente com relações as cotas. As discussões nos grupos estão bem acirradas e a qualidade e preparação dos delegados é bem relevante para o andamento das propostas”, conclui.



Mazé Morais é Secretária de Jovens Trabalhadores Rurais da Federação de Trabalhadores na Agricultura do Estado de Piauí (FETAG-PI) e candidata a Secretária de Jovens Trabalhadores Rurais da Chapa Unidade com a Base (que concorre à nova gestão da CONTAG). Segundo ela, “nós, enquanto jovens, percebemos a importância e a evolução dos debates devido a participação de toda a nossa categoria, jovens, mulheres, terceira idade, desde as assembleias regionais e as plenárias estaduais e regionais de preparação para o Congresso”.



Erci Peixoto Filho, da regional sudeste e filiado ao STTR de Pancas, ao norte do Estado do Espírito Santo, está empolgado com sua participação no 11º CNTTR. “Está valendo a pena participar desse processo por que os jovens precisam de mais políticas voltadas para a todos(as). Essas políticas, que estão sendo discutidas aqui, são um novo olhar para a permanência dos(as) jovens no campo”, disse Erci. Para ele, a juventude precisa de atenção no setor da educação, esporte, lazer, e renda no campo, que são fatores fundamentais para a sobrevivência e oportunidades.



Juliano Dioguino, do STTR de Cocoal, em Rondônia, região Norte do Brasil, disse que a juventude veio animada e com boas perspectivas. “É a primeira vez que participo do CNTTR e é gratificante encontrar os(as) jovens de ouros Estados e conhecer seus pontos de vistas. Vejo a juventude expondo o que pensa e o que precisa ser implementado em seu Estado.” Para Juliano, os jovens trabalhadores(as) rurais precisam de cursos superiores, aos quais eles ainda não têm acesso. “É uma luta muito grande. O êxodo rural é uma realidade que vivemos e isso nos preocupa por que é preciso a permanência destes jovens no campo, com dignidade e qualidade de vida”.



Lais da Silva Ducarmo, de 22 anos, é sindicalizada no STTR de Flores de Goiás, região Centro Oeste do Brasil. Ela conta que também é sua primeira vez no Congresso, e afirma que “uma melhor qualidade de vida no campo é o que nós, jovens rurais, estamos precisando. Com nossa presença no 11º CNTTR, acredito que teremos a possibilidade sermos mais participativos,” fala.



Para a secretária de Jovens Trabalhadores(as) da CONTAG, Elenice Anastácio, o debate girou muito em torno das propostas que foram construídas dentro da Plenária Nacional de Jovens. Segundo ela, “a partir das plenárias estaduais e regionais, a juventude se fortaleceu perante o conjunto do MSTTR e garantiu a valorização da juventude rural como protagonista do desenvolvimento rural sustentável, considerando-a sujeito político importante para o fortalecimento e permanência dos(as) jovens no campo.



A jovem Maria Francisca de Sousa Nascimento, 29 anos, do STTR de Matias Olimpio, Piauí, região nordeste do País, disse que a participação da juventude no 11º CNTTR está muito representativa. “É um momento importante para todos nós, pois temos uma jovem do nordeste como canditada a secretária de Jovens Trabalhadores Rurais da CONTAG. E tenho certeza de que vamos chegar aos 30% de participação de jovens no próximo CNTTR”, afirma Maria.

Fotos: Carolina Almeida FONTE: Imprensa CONTAG - Carolina Almeida



WhatsApp


CONTEÚDOS RELACIONADOS



Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares
SMPW Quadra 01 Conjunto 02 Lote 02
Núcleo Bandeirante/DF
CEP 71.735-102

(61) 2102 2288 | Fax (61) 2102 2299
secretariageral@contag.org.br

Horário de Funcionamento:
8h30 às 12h e 14h às 18h
A CONTAG é filiada à:
Secretarias
Presidência
Vice-presidência e Relações Internacionais
Secretaria Geral
Finanças e Administração
Política Agrária
Política Agrícola
Meio Ambiente
Políticas Sociais
Formação e Organização Sindical
Mulheres Trabalhadoras Rurais
Jovens Trabalhadores(as) Rurais
Trabalhadores(as) da Terceira Idade
Comunicação
Política Nacional de Comunicação
A Assessoria de Comunicação
Comunicação Visual
Bandeiras de luta
Fortalecimento da Agricultura Familiar
Acesso à terra e reforma agrária
Políticas públicas estruturantes
Políticas Sociais para o meio rural
Paridade de gênero
Sucessão Rural
Fortalecimento dos sujeitos do campo, floresta e águas
Agroecologia
Preservação e conservação ambiental
Combate à violência no campo
Direitos dos Assalariados/as Rurais
Mobilizações
Grito da Terra Brasil
Marcha das Margaridas
Festival Nacional da Juventude Rural
Festival Juventude Rural Conectada
Encontro Nacional de Formação (ENAFOR)
Plenária Nacional da Terceira Idade
Sistemas
SisCONTAG
ARRECADAÇÃO
GUIAS E CONTRIBUIÇÕES
WEBMAIL
SISTEMA DE EVENTOS
INTRANET
JOVEM SABER
LEGISLATIVO
EDITAIS
REFORMA AGRÁRIA
Campanhas Institucionais
Campanha Nacional de Sindicalização – Sindicato de Portas Abertas
Reforma Agrária: nossa luta vale a pena
Década da Agricultura Familiar
Raízes se formam no campo – Educação Pública e do Campo é um direito nosso
Campanha contra a Grilagem
Em defesa da Previdência Social Rural
Plano Sustentar
Cuidados com o Coronavírus
Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico