Cerca de 300 jovens participam a partir de hoje (2) do 1º Encontro Estadual da Juventude Rural do Espírito Santo. O evento ocorre até o dia 4 em Serra, na Grande Vitória. Na programação, estão debates sobre a qualidade do café, comercialização, agroecoturismo e sistemas agroflorestais.
O encontro é promovido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Espírito Santo (Fetaes) em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura. Além dos painéis, os jovens também participarão de 10 oficinas - realizadas simultaneamente - sobre arte floral, artesanato de fibra de bananeira e de coco, compostagem e biofertilizantes, construção de equipamentos de isolamento de nascentes e cores da terra. Haverá também aulas práticas de culinária do café, reciclagem com garrafa peti e produção de mudas e de velas decorativas.
O coordenador da Comissão de Jovens da Fetaes, Júlio Cezar Mendel, explica que a idéia dos painéis e oficinas é proporcionar às moças e rapazes novas opções de trabalho no campo. "Queremos evitar que algumas monoculturas se ampliem. No Espírito Santo, como em outros estados, o eucalipto vem crescendo muito, por isso estamos trabalhamos alguns outros temas que podem ser uma fonte de renda para essa juventude", diz.
Além dos painéis e oficinas, haverá competições esportivas, nas modalidades futebol de campo, futsal, vôlei, corrida, totó, sinuca e ping pong. Quem não quiser praticar esportes, poderá participar de oficinas de teatro, canto e poesia. FONTE: Ciléia Pontes, Agência Contag de Notícias