A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) sediará o Seminário Internacional da Juventude Rural pela Reforma Agrária e Crédito Fundiário que reunirá cerca de 65 jovens rurais da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Nicarágua, Paraguai, Peru e Uruguai. A atividade ocorrerá no período de 29 a 31 de outubro, em Brasília, e terá como um dos objetivos criar um espaço de articulação para formular análises críticas sobre as políticas de juventude, de integração e cooperação desenvolvidos pelos governos no âmbito rural.
Logo no primeiro dia do seminário está prevista a realização de uma conferência sobre a conjuntura agrária internacional e a sucessão juvenil. Este momento contará com a presença de especialistas sobre esta temática na América Latina, como Luis Caputo e Martine Dirven.
Também estão programados trabalhos em grupos para a elaboração de diagnóstico da realidade social juvenil, que será importante para o planejamento das ações para os próximos anos para dar visibilidade à juventude rural em todo o mundo, principalmente durante o Ano Internacional da Agricultura Familiar em 2014 e nos preparativos do Ano Internacional da Juventude Rural em 2015.
No último dia, 31/10, será feita a leitura e entrega da Carta Política da Juventude presente no seminário, direcionada às autoridades brasileiras e dos outros oito países representados.
O evento será bilíngue (português e espanhol) e está sendo organizado pelas Secretarias de Jovens, de Política Agrária e pela Vice-Presidência e Secretaria de Relações Internacionais da CONTAG. A Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SRA/MDA) está como parceira.
“Para nós, esse será um momento de extrema importância, porque teremos a oportunidade de dialogar com jovens de outros países e de conhecer as experiências desses locais. Por meio deste intercâmbio com países da América Latina, consolidaremos uma aliança internacional que fortalecerá nossa luta em torno do direito da juventude permanecer no campo com renda e cidadania”, afirmou a secretária de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da CONTAG, Mazé Morais. FONTE: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi